• Matéria: História
  • Autor: geovaninha12
  • Perguntado 5 anos atrás

A notícia de independência não foi bem recebida em todos os lugares do Brasil, durante cerca de um ano, houve confrontos entre tropas portuguesas e tropas do governo. Entre esses confrontos, duas batalhas se destacaram, quais são? (Cap. 9) *
a) Batalha da Moema e Batalha do Jericá
b) Batalha do Pirajá e Batalha do Jenipapo
c) Batalha do Vonpás e Batalha do Jango
d) Batalha do Carajá e Batalha do Jarí

Respostas

respondido por: soletrando28
1

Resposta:

A Guerra da Independência do Brasil é uma série de eventos ocorridos entre 1821 a 1824, no contexto do processo de Independência do Brasil. Formalmente encerrada em 1825, quando a independência foi formalmente reconhecida por Portugal e pelo Reino Unido, por meio da assinatura do Tratado de Amizade e Aliança firmado entre Brasil e Portugal. A Guerra da Independência pode ser considerada uma guerra civil Luso-Brasileira, já que Portugueses e Brasileiros combateram em ambos os lados.

No contexto da Revolução liberal do Porto, o que começou com a expulsão dos exércitos portugueses de Pernambuco em 1821, se transformou, após a proclamação da independência do Brasil, a 7 de setembro de 1822, em lutas mais encarniçadas nas regiões onde, por razões estratégicas, se registrava maior concentração de tropas portuguesas, a saber, nas então províncias Cisplatina, da Bahia, do Piauí, do Maranhão e do Grão-Pará.[2][3][4][5] Recorde-se que a maior parte da oficialidade das tropas brasileiras era de origem portuguesa.

Desse modo, o recém-formado governo brasileiro (não reconhecido pelo governo português, que ainda considerava o Brasil parte integrante do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e que via os líderes brasileiros como rebeldes separatistas que haviam traído o Império Português), por meio de seu Ministro José Bonifácio de Andrada e Silva, adotou as providências para eliminar a resistência portuguesa. Para esse fim providenciou a compra de armas e navios, o recrutamento de tropas nacionais e o contrato de estrangeiros (mercenários), bem como medidas repressivas como o confisco de bens e a expulsão daqueles que não aceitassem a emancipação política do Brasil. No plano econômico, proibiu-se o comércio, e, no diplomático, autorizou-se a guerra de corso, contra Portugal.

Explicação:

️️

respondido por: martinkoliveira
1

A alternativa correta sobre as batalhas que se destacaram entre confrontos de tropas portuguesas com tropas do governo, relacionadas à independência do Brasil, é a letra B) Batalha do Pirajá e Batalha do Jenipapo.

O estado do Piauí passava por um período conturbado em 1823 devido às lutas pela independência do período, que eram realizadas pelo Brasil inteiro.

No Piauí, as lutas dos revolucionários foram travadas por piauienses, maranhenses e cearenses contra o exército comandado por João José da Cunha Fidié. Essa luta ficou conhecida como a Batalha do Jenipapo.

Já a Batalha de Pirajá foi uma batalha entre o Exército Pacificador (exército brasileiro) e as forças portuguesas, que terminou com a vitória brasileira. Esse foi um conflito ocorrido no estado da Bahia, que colaborou para a independência do mesmo.

Veja mais sobre a Batalha do Jenipapo em:

https://brainly.com.br/tarefa/33731672

Anexos:
Perguntas similares