(ENADE, 2012) Considere uma economia simples formada apenas por proprietários de terras, capitalistas e trabalhadores, que só produzissem cereais. A partir dessa premissa, leia a seguinte passagem dos Princípios, de David Ricardo: "O produto da terra - tudo que é retirado de sua superfície pelo emprego conjunto do trabalho, das máquinas e do capital - é dividido entre três classes da comunidade, a saber: o proprietário da terra, o dono do capital necessário para o seu cultivo e os trabalhadores que entram com o trabalho para o cultivo da terra. O principal problema da Economia Política é determinar as leis que regem essa distribuição. A renda da terra é a parte do produto da terra que é paga ao seu proprietário pelo uso dos poderes originais e indestrutíveis do solo".
Adicionalmente, sabe-se que a teoria da renda da terra, de Ricardo, baseava-se em duas hipóteses: a primeira era a de que a terra era diferente, em sua fertilidade, e que todas as terras poderiam ser ordenadas a partir da terra mais fértil para a menos fértil; a segunda era a de que a concorrência sempre igualava a taxa de lucro dos fazendeiros capitalistas que arrendassem terra dos proprietários.
Com base nas premissas e nas hipóteses da teoria ricardiana da renda da terra, analise as sentenças a seguir:
I- A renda da terra surge devido a três fatores: limitação física da quantidade de terra, diferentes qualidades (produtividades) da terra e aumento da população, o que faz com que se tenha de cultivar áreas cada vez maiores.
II- Em uma economia na qual não há diferencial de produtividade entre as terras economicamente utilizadas, não haverá geração de renda fundiária no sentido ricardiano.
III- A renda da terra mais produtiva decresce à medida que terras menos férteis vão sendo cultivadas, uma vez que a taxa de lucro geral da economia diminui em função da menor produtividade das terras marginalmente ocupadas.
IV- À medida que uma economia cresce e terras menos férteis vão sendo cultivadas, ocorrerá diminuição da taxa de lucro e aumento da massa de salários.
É correto apenas o que se afirma em:
FONTES: RICARDO, D. (1817). Princípios de economia política e tributação. São Paulo: Nova Cultural, 1996. Coleção Os economistas, p.19-49 (adaptado).
HUNT, E. K. História do pensamento econômico. 5 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1987, p. 111 (adaptado).
a) I, II e IV, apenas.
b) III e IV, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I, apenas.
Respostas
respondido por:
24
Resposta:
l, ll e lV
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás