(Ingap – adaptada) Malala Yousafzai nasceu em 1997 no Paquistão. No seu país poucas crianças vão à escola. Na cidade onde Malala nasceu, a maioria das mulheres não sabe ler nem escrever. Seu pai era dono de uma escola para meninos e meninas. Em 2007 o grupo terrorista Talibã destruiu mais de 400 escolas e proibiu as meninas de estudarem, apenas os meninos podiam frequentar escolas. Para que as pessoas obedecessem, ameaçaram a população e mataram muita gente.Em 2009 começou a escrever um blog, que é um diário pessoal na internet, sobre sua vida como estudante paquistanesa. Ela usou um nome diferente, mas seu blog ficou famoso e ela apareceu na televisão.Em 2012 homens armados entraram no ônibus escolar onde Malala estava e atiraram nela e em outras meninas. Ela foi atingida na cabeça e ficou muito machucada, mas foi para o hospital e sobreviveu. Suas colegas também sobreviveram.Hoje ela mora na Inglaterra com a família e continua estudando. Desde o atentado Malala foi indicada para diversos prêmios e este ano, 2014, ganhou o Prêmio Nobel da Paz, por defender a educação para todos. 1. Como é a educação das mulheres na cidade onde Malala nasceu? * 1 ponto a) As mulheres aprendem apenas a ler. b) Todas sabem ler e escrever. c) A maioria não sabe ler ou escrever. d) Nenhuma delas sabe ler ou escrever. O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assumiu, nesta terça-feira, a responsabilidade pelo ataque que deixou pelo menos quatro mortos em Viena, em um comunicado publicado em seus canais no Telegram. Dois jovens suíços foram presos perto de Zurique hoje. Quatro civis morreram no ataque à capital austríaca.O ataque de Viena foi executado por Kujtim Fejzulai, um jovem de 20 anos descrito como um simpatizante do grupo do Estado Islâmico, que abriu fogo com uma arma automática em uma área movimentada da histórica capital austríaca antes de ser morto a tiros pela polícia. Estado Islâmico reivindica atentado em Viena. UOL. Internacional, 03 nov. 2020. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2020. 2. O que é o grupo Estado Islâmico? * 1 ponto a) Grupo de negociações econômicas entre os principais países de língua árabe. b) Grupo islâmico radical, com ações extremas contra inimigos, com largo uso de atentados terroristas. c) Órgão do governo dos Estados Unidos dedicado a negociar os protocolos de paz na região do Oriente Médio. d) Grupo judeu ligado a Israel, muito famoso por ações contra os palestinos islâmicos na região.
Respostas
Resposta:1-c 2-b
Explicação:
Confia na call do pai
Resposta: 1. Como é a educação das mulheres na cidade onde Malala nasceu?
c) A maioria não sabe ler ou escrever.
Feedback
Parabéns, é isso aí! O texto aponta, já no início, que no Paquistão poucas crianças vão à escola; na cidade onde Malala nasceu, a maioria das mulheres não sabe ler nem escrever. Ainda informa que o grupo terrorista Talibã destruiu mais de 400 escolas e proibiu as meninas de estudarem, apenas os meninos podiam frequenta
2. O que é o grupo Estado Islâmico?
b) Grupo islâmico radical, com ações extremas contra inimigos, com largo uso de atentados terroristas.
Feedback
Parabéns, é isso aí! O Estados Islâmico é um grupo sunita islâmico radical, com ações extremas contra cristãos, xiitas e outras minorias religiosas e étnicas. Ações mais concentradas na Síria e no Iraque, mas que vem espalhando suas ações no mundo a partir de 2016. Fundamenta-se na ideologia pan-islâmica e no fundamentalismo do wahabismo (que defende a “purificação da fé”, com retorno ao islamismo original do século VII). Seus líderes pregam a interpretação literal dos preceitos do Alcorão. Uso da jihad para expansão, sobretudo de ações terroristas.