Os diversos movimentos de migração são os principais responsáveis pela garantia da pluralidade étnica, cultural e social de um país. Historicamente, a região Nordeste tem contribuído com grandes fluxos migratórios para várias regiões brasileiras ao longo das décadas. Leia com atenção as afirmações abaixo acerca das migrações no Brasil:
I. O fluxo migratório da região Nordeste tem como principais motivações os problemas econômicos e sociais associados às heranças ligadas ao seu processo histórico de povoamento e de ocupação.
II. Dentre as décadas de 1960 e 1980, os principais destinos de migração daqueles que deixavam a região Nordeste, de acordo com o IBGE, eram as regiões Sudeste, Sul e o Distrito Federal.
III. A partir de 1980, os migrantes da região Nordeste deixaram de investir em tentativas para a região Sul e intensificaram suas trajetórias para a região Centro-Oeste. Cabe ressaltar que eles seguiam um movimento nacional de migração para este região do país, buscando explorar a nova fronteira agrícola.
IV. Desde a década de 1990, as duas regiões que mais receberam migrantes nordestinos foram a Sudeste e a Centro-Oeste. A migração para a região Norte ficou em terceiro lugar.
Agora, assinale a afirmativa correta:
Alternativas:
a)
Apenas I e II.
b)
Apenas I e III.
c)
Apenas I e IV.
d)
Apenas II e III.
e)
Apenas II e IV.
2)
Os domínios morfoclimáticos - ou domínios da natureza - são uma categorização elaborada pelo geógrafo Aziz Ab'Saber que leva em consideração uma série de elementos para diferenciar as sub-regiões. Dentre os critérios utilizados, estão os formatos de relevo, a cobertura vegetal, as condições climáticas, os tipos de solos e várias outras conjunções determinantes das feições paisagísticas. A região Nordeste do Brasil é dividida em duas sub-regiões. A coluna A possui as duas sub-regiões e a coluna B contém as características destas sub-regiões. Leia com atenção a tabela abaixo:
COLUNA A COLUNA B
1. clima tropical úmido
2. floresta latifoliada densa
I. Zona da Mata 3. clima de baixa precipitação com intemperismo físico
II. Caatinga 4. cobertura vegetal de baixo porte
5. áreas com topos em formatos convexos de até 1100m de altitude (tabuleiros) associados à estreitas planícies costeiras.
6. solo pedregoso ("mares de pedra")
Agora, assinale a alternativa com a correta associação entre as colunas:
Alternativas:
a)
1-I; 2-II; 3-II; 4-I; 5-II; 6-I.
b)
1-I; 2-I; 3-II; 4-II; 5-I; 6-II.
c)
1-II; 2-II; 3-I; 4-I; 5-I; 6-II.
d)
1-II; 2-I; 3-I; 4-II; 5-I; 6-II.
e)
1-I; 2-II; 3-II; 4-I; 5-I; 6-II.
3)
O entendimento do desenvolvimento agropecuário da região Sul deve ser analisado pelo processo histórico de ocupação, relacionado primeiramente com a chegada dos imigrantes europeus na região.
Com base nessas informações, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) O movimento migratório para a região Sul tem seu maior fluxo durante o século XIX, no qual a Europa passava por um problema para atender as demandas de sua crescente população e o Brasil incentivava a chegada de imigrantes, inclusive a partir de uma política de colonização da região Sul.
( ) O imigrantes alemães e italianos, com o apoio do governo à época se estabeleceram na região sul e sudeste, em diversas colônias. Para tanto, houve a demarcação de terras e a distribuição de pequenos lotes aos imigrantes.
( ) O entendimento do desenvolvimento agropecuário da região Sul deve ser analisado pelo processo histórico de ocupação, relacionado primeiramente com a chegada dos imigrantes europeus na região.
A partir da análise das assertivas a seguir, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
V - V - V.
b)
V - V - F.
c)
V - F - V.
d)
F - V - V.
e)
F - F - V.
4)
A crise econômica mundial de 1929 repercutiu no agronegócio brasileiro que tinha no café seu principal produto de exportação. Como consequência o governo brasileiro passou a investir no setor industrial. Apesar das políticas de investimento da era Vargas privilegiar o setor industrial as oligarquias agroexportadoras, na sua maioria, situadas na região Sudeste, compunham o grupo com capital disponível para investir no novo setor emergente da economia.
Além da disponibilidade de capital, a região Sudeste tinha como atrativo
Alternativas:
a)
a rede de ferrovias que integravam regiões produtoras de café com o porto de Santos.
b)
disponibilidade de mão-de-obra escrava que foi liberada dos cafezais.
c)
significativa produção de energia elétrica disponibilizada por Itaipu.
d)
um grande mercado interno consumidor.
e)
redes viárias integrando o território nacional.
5)
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
O fluxo migratório da região Nordeste tem como principais motivações os problemas econômicos e sociais associados às heranças ligadas ao seu processo histórico de povoamento e de ocupação. kaaaaaaaaaaa
Explicação:
A partir de 1980, os migrantes da região Nordeste deixaram de investir em tentativas para a região Sul e intensificaram suas trajetórias para a região Centro-Oeste. Cabe ressaltar que eles seguiam um movimento nacional de migração para este região do país, buscando explorar a nova
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás