explique quais são os efeitos negativos do uso do carvão mineral para a saúde humana e para o meio ambiente.
Respostas
Resposta:
-O carvão mineral é um material com alta concentração de carbono. Desse modo, ao ser queimado, o carvão mineral emite grandes concentrações de monóxido de carbono.
O monóxido de carbono é gás tóxico extremamente nocivo à saúde humana e que pode, em casos de intoxicação aguda, levar à morte.
-O carvão mineral possui alto teor de metano (CH4). A combustão do carvão mineral libera o metano na atmosfera, que pode se associar ao vapor d'água e ao dióxido de carbono e é considerado um dos principais gases do efeito estufa.
-O carvão mineral também possui grande concentração de nitrogênio. Portanto, a combustão do carvão emite óxidos de nitrogênio na atmosfera. Os gases de combustão normalmente são constituídos, em sua maioria, pelo óxido de nitrogênio. Quando ele adentra a atmosfera, é rapidamente oxidado, transformando-se em dióxido de nitrogênio.
O dióxido de nitrogênio, ao se ligar à água da chuva (H2O), produz o ácido nítrico (HNO3) que, assim como o ácido sulfúrico (H2SO4), também provoca a chuva ácida.
Além disso, altas concentrações de NO2 influenciam a formação do ozônio troposférico e processos de smog fotoquímico.
-Segunda a EPA - Environmental Protection Agency as termelétricas à carvão são a maior fonte antropogênica de emissões de mercúrio.
O mercúrio volatizado e presente na atmosfera, é incorporado ao ciclo da chuva, atingindo os corpos aquáticos e levando a contaminação ambiental e dano à vida aquática. A contaminação por mercúrio também é uma questão de saúde pública, uma vez que o consumo de organismos aquáticos contaminados por mercúrio pode levar à intoxicação aguda, e alguns casos levar à morte.