Ciranda: música e dança
Literatura de cordel: xilogravura e cromoxilogravura
A ciranda é uma manifestação cultural tradicional que envolve tanto a música quanto a dança. Você se lembra como ela é ensinada e aprendida tradicionalmente? É um conhecimento passado de geração a geração, de forma oral e presencial. Lembra-se de quando você era pequeno e alguém da sua família cantava ou contava histórias para você? Pois é assim mesmo que acontece com a ciranda, ela vai passando de pai para filho, avô para neto e assim por diante.
Em Paraty, cidade litorânea do Rio de Janeiro, temos uma figura bem importante para a história da ciranda. Trata-se de Benedito Faustino (? - 2017) que é conhecido como Dito das Laranjas. Ele fez parte de um coletivo artístico chamado Os Coroas Cirandeiros. Dito aprendeu a tocar ciranda com seu pai, aos 15 anos de idade.
Acabamos de falar que Dito das Laranjas fazia parte de um coletivo artístico. Mas, o que vem a ser um Coletivo Artístico? É uma reunião de pessoas para produção em torno de um tema comum. Nele há espaço tanto para uma produção conjunta quanto para produções individuais que são divulgadas coletivamente. As motivações podem fazer nascer um coletivo. Você saberia dizer quais são essas motivações? Podem ser: defender um bem patrimonial, estimular a livre expressão, provocar reflexões na sociedade por meio do ativismo político, social e cultural etc.
A ciranda envolve música e dança. Dança é movimento corporal. Você acha que devemos ter conhecimento de nossos movimentos corporais? Lembra-se de Rudolf Laban (1879-1958)? Ele é um dos fundadores da dança moderna. Para ele, existia uma ação física, realizada de forma mecânica, e uma ação corporal, com um envolvimento total da pessoa (racional, emocional e físico). Para Laban, conhecer os movimentos que realizamos ao dançar ou nas mais diferentes atividades do dia a dia nos faz tomar consciência de nosso corpo e de tudo que ele pode fazer.
Nesta aula também vamos falar sobre a Literatura de Cordel, mais especificamente sobre alguns de seus elementos: Embolada, Xilogravura, Cromoxilogravura e as Artes Armoriais.
Você já ouviu falar em Embolada, sabe o que é? Embolada é a arte de cantar com versos improvisados em frases rápidas e declamadas ao som de um pandeiro. Observe a seguinte imagem:
Já, os cantadores de embolada são artistas que vão aonde o povo está, na rua, no espaço público. O exemplo anterior é de uma xilogravura. Você sabe o que é? Na xilogravura usamos uma matriz de madeira para criar o desenho e depois imprimir em uma única cor. Mas, e se eu quiser mais cores, como faço? Aí você terá a Cromoxilogravura, em que você poderá utilizar uma matriz para cada cor. O processo de impressão é feito passando-se a tinta com um rolo de borracha rígida em cada matriz e imprimindo as cores na mesma folha em diferentes momentos. Assim, no final do processo, a imagem gravada apresenta várias cores. Mas há artistas que passam a tinta sobre uma única matriz, usando uma cor por vez em cada parte da matriz. Observe a seguinte imagem:
Trata-se da obra Alexandrino e o Pássaro de Fogo. Temos aí a história do pássaro que aparece de repente enquanto o moço cavalga. A ave, de penas vermelhas chamejantes, ilumina toda a cena. Essa é uma das narrativas da tradição oral presentes na cultura popular que contam que esse pássaro pode trazer tanto boa sorte quanto mau agouro. Gilvan Samico usa as cores narradas na história, como o vermelho na asa do pássaro, para marcar a cor do fogo. O cavalo está solto no ar, para indicar o movimento pela estrada no momento do encontro.
Por fim, vamos ver o que são as Artes Armorais. Elas estão ligadas ao movimento armorial, que surge, na década de 1970, para valorizar a riqueza cultural nordestina, como a xilogravura, o cordel, a embolada, o teatro popular nordestino, entre outras manifestações artísticas.
ATIVIDADES
1 – Benedito Faustino (? - 2017) Fez parte de um coletivo artístico chamado Os Coroas Cirandeiros, em Paraty, RJ. Como ele é popularmente conhecido?
a) ( ) É conhecido como Dito das Laranjas.
b) ( ) É conhecido como Dito das maçãs.
c) ( ) É conhecido como João das laranjeiras.
d) ( ) É conhecido como Dito das peras.
2 – Rudolf Laban (1879-1958) foi um dos fundadores da dança moderna. Por que ele considerava importante conhecermos nossos movimentos, mesmo aqueles mais simples, realizados no dia a dia?
a) ( ) Ele não considerava isso importante.
b) ( ) Para fazermos uma lista de movimentos aprendidos.
c) ( ) Para tomarmos consciência de nosso corpo e de tudo que ele pode fazer.
3 – Qual instrumento musical utilizado para o acompanhamento de seus versos cantados,pelo os cantadores de embolada ?
R:
4 – As artes armoriais são movimentos artísticos que valorizam as artes do nordeste do país. A qual movimento estão ligadas?
R:
a) ( ) Estão ligadas ao Movimento Estudantil, em 1968.
b) ( ) Estão ligadas ao Movimento Armorial, que surge, na década de 1970.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
O violão é um instrumento de cordas, com uma caixa geralmente feita de madeira, que gera uma acústica facilitando a propagação do som. Em alguns países de língua espanhola é conhecido como guitarra. A história do violão nos remete há quase 2.000 A.C. Os atuais violonistas aceitam atualmente duas teorias:
-O violão é um instrumento derivado do alaúde árabe, levado pelos mulçumanos para a península Ibérica e adaptando-se muito bem as atividades da corte;
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás