ALGUEEEEEEEEM AJUDAAAAAAA PFVVVVV É URGENTEE!!!
Quais são as propriedades da luz? Defina-as.
Respostas
Resposta:
. A luz pode propagar-se no vácuo com velocidade de aproximadamente 300 mil km/s. As frequências de luz que são visíveis ao olho humano são chamadas de espectro visível, essas ondas têm comprimentos entre 400 nm e 700 nm.
Ondas eletromagnéticas que apresentam frequências menores que a da luz visível são chamadas de infravermelho, enquanto as que apresentam frequências maiores são chamadas de ultravioleta.
Veja também: Por que o céu é azul?
A luz visível tem comprimentos de onda entre 400 nm e 700 nm.
A luz visível tem comprimentos de onda entre 400 nm e 700 nm.
Conceito
A luz já foi estudada e interpretada de diversas formas, entre algumas de suas descrições podemos ressaltar a geométrica, a ondulatória e a corpuscular.
Geométrica: A luz pode ser representada por retas, comumente chamadas de raios de luz. Um conjunto de raios de luz, por sua vez, é chamado de feixe. Para a óptica geométrica, a luz propaga-se somente em linha reta. A interpretação geométrica da luz é capaz de explicar o funcionamento de lentes e espelhos. Para saber mais sobre óptica geométrica, clique aqui.
Ondulatória: A luz é capaz de propagar-se no espaço, transportando energia consigo. A frequência da luz, nesse caso, diz respeito ao número de oscilações realizadas pelos campos elétrico e magnético, a cada segundo.
De acordo com a natureza ondulatória, a luz propaga-se em uma direção perpendicular ao campo eletromagnético que a origina. A descrição eletromagnética da luz também explica o surgimento dos fenômenos de interferência, difração, refração e polarização, por exemplo.
Explicação:
O ser humano sempre teve interesse em conhecer a natureza da luz, ou do que ela é feita. Há relatos de que no século VI a.C., Pitágoras, filósofo grego, defendia a ideia de que a luz era composta por partículas minúsculas. Nascia o conceito da “natureza corpuscular” da luz.
Cerca de um século depois.. Aristóteles, outro filósofo grego, propunha que a luz era constituída por ondas. Ele fazia relações com as ondas produzidas por uma pedra atirada na superfície de um lago calmo. Surgiram, assim, as primeiras explicações da “natureza ondulatória” da luz.
Podemos resumir as propriedades da luz da seguinte forma: elas possuem uma dualidade onda-partícula, é uma radiação eletromagnética, podem se propagar pela matéria e pelo vácuo, podem ser refletidas e refratadas.
Durante muito tempo essa divergência foi discutida e analisada por vários cientistas. Christian Huygens, matemático., físico e astrônomo holandês, defendia a teoria ondulatória da luz em sua obra Tratado da luz, de 1690. Já Isaac Newton, matemático e físico inglês, defendia a teoria corpuscular, em sua obra Opticks, de 1704.
A divergência de opiniões entre os cientistas gerou, por muito tempo, intensas discussões sobre a natureza da luz.
ESPERO TER AJUDADO :)