• Matéria: História
  • Autor: wallanwallace
  • Perguntado 5 anos atrás

E se o castigo for frequente e excessivo, ou se irão embora, fugindo para o mato, ou se matarão por si, como costumam, tomando a respiração ou enforcando-se, ou procurarão tirar a vida aos que lhe dão tão má, recorrendo se for necessário a artes diabólicas, ou clamarão de tal sorte a Deus, que os ouvirá e fará aos senhores o que já fez aos egípcios, quando avexar com extraordinário trabalho aos hebreus, mandando as pragas terríveis contra suas fazendas e filhos.”(Padre Antonil, CULTURA E OPULÊNCIA DO BRASIL, 1710). Faça um texto explicando como viviam os escravos no Brasil Colônia e quais eram as formas de resistência dos negros à escravidão citadas por Antonil?​

Respostas

respondido por: julia17gabrilel
18

Resposta:

2-Trazidos da África para trabalhar na lavoura, na mineração e no trabalho doméstico, os escravos eram alojados em galpões úmidos e sem condições de higiene, chamados senzala. Além disso, eles viviam acorrentados para evitar fugas, não tinham direitos, não possuíam bens e constantemente eram castigados fisicamente

Explicação:

respondido por: litorsouza
1

Brasil escravocrata e a resistência negra

Os africanos escravizados no território brasileiro viviam sob péssimas condições, muitas vezes privados de alimentos e sob duras punições físicas. Entre as formas de resistência citadas estão as fugas, os suicídios, os ataques contra os feitores e mesmo o apego à religiosidade.

Devido às condições desumanas às quais eram submetidos, muitos escravizados buscavam formas de se libertarem daquele vínculo de exploração. Muitas vezes estes indivíduos fugiam para as matas e formavam ou se juntavam a quilombos.

O suicídio também foi uma forma encontrada para escapar daquela dura realidade. Existiam ainda os indivíduos que tentavam contra a vida de seus algozes, ou mesmo aqueles que se apegavam à religião, em busca de algum tipo de socorro.

Veja mais sobre os quilombos em:

https://brainly.com.br/tarefa/49849902

Anexos:
Perguntas similares