Sobre a obra Marília de Dirceu:
I. Tem caráter autobiográfico, sendo Marília o sujeito lírico de Maria Joaquina Dorotéia Seixas, amor proibido de Tomás Antônio Gonzaga.
II. Contém as seguintes características árcades: exaltação ao bucolismo, linguagem coloquial, culto à simplicidade.
III. Está dividida em três partes: a primeira tem como foco a exaltação da amada, a segunda expressa sentimento de solidão, enquanto a terceira é fortemente marcada pelo pessimismo.
1. Após analisar as frases acima, podemos afirmar que: *
1 ponto
a) Apenas I está correta.
b) Todas estão corretas.
c) Nenhuma está correta.
d) Apenas II está correta.
Respostas
Resposta:
1 - b) Todas estão corretas.
2 - c) masculino envolvido por um sentimento pessimista.
Explicação:
1 - A lírica de Tomás Antônio Gonzaga traz Dirceu (personagem assumido pelo autor) que impedido de amar, faz uso da simplicidade para descrever seus sentimentos.
2 - O eu lírico (Dirceu) transcreve na última parte da obra Marília de Dirceu um sentimento de pessimismo por saber que não ficará com sua amada.
1 - Analisando todas as frases apresentadas sobre a obra "Marília de Dirceu" do autor Tomás Antônio Gonzaga pela questão, é possível ver que todas estão corretas (letra b).
A frase I está correta, pois na obra conseguimos perceber através da descrição de sentimentos o caráter autobiográfico da obra.
Também está correta a frase II, pois ela fala sobre uma das características mais presentes na obra que é o bucolismo, que faz uma exaltação a vida mais simples, rústica, campestre.
A divisão da qual fala a frase III é correta! Essa divisão foi criada subjetivamente pelo autor quando criou a obra, mostrando estágios de seu sentimento.