Leia o trecho abaixo, que trata da imigração europeia ao Brasil no fim do século XIX:A grande lavoura aumenta as pressões para que governos cuidem da imigração de trabalhadores europeus, cabendo assim ao Estado recrutar os trabalhadores, arcar com os custos da viagem e encaminhar essa mão de obra às fazendas de café. Deste modo, a imigração, como substituta da mão de obra escrava foi necessidade específica dos cafezais. OLIVEIRA, Lucia Lippi. O Brasil dos imigrantes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. Página 16.
A partir da leitura do texto acima e de seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
a) A imigração europeia foi induzida e financiada pelo governo brasileiro, cumprindo com os interesses dos grandes produtores de café.
b) Quando notícias do crescimento econômico do Brasil chegaram à Europa muitas pessoas migraram ao Brasil espontaneamente.
c) Ao contrário do que desejavam os fazendeiros, o governo impedia a entrada de imigrantes com medo de um excesso populacional no país.
d) A maioria dos imigrantes deste período entrava no país ilegalmente, e muitos foram deportados.
e) Os donos de cafezais promoveram agências de recrutamento de imigrantes na Europa por conta própria, sem auxílio estatal.
Respostas
respondido por:
9
Explicação:
Acredito q a resposta seja A); por q a vinda de imigrantes para o Brasil se deu num cenário de indício do fim da escravidão, o q é um alarde para os fazendeiros, temendo o fim da mão-de-obra amplamente utilizada por eles. Além disso tem a questão do "branqueamento" da população, o q era tbm um grande interesse do governo brasileiro.
Espero ter ajudado! ^_^
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás