1- Ao longo da história, em geral as mulheres desempenharam uma função diferenciada
em relação aos homens qual foi essa função?
Respostas
Resposta:
Porém as diferenças e desigualdades em relação aos homens ainda estavam aparentes, principalmente no que diz respeito à educação. As mulheres, por exemplo, não podiam freqüentar uma faculdade, isso era direito apenas garantido ao sexo masculino.
A introdução da mulher no mercado de trabalho se deu com a I e II Guerra Mundial (1914 – 1918 e 1939 – 1945), quando os homens iam para as batalhas e as mulheres passavam a assumir os negócios da família e a posição dos homens no mercado de trabalho (LESKINEN, 2004).
boa parte da mão de obra feminina foi transferida para dentro das fábricas. Nessa época, o trabalho da mulher foi muito utilizado, principalmente na operação das máquinas. Os empresários preferiam as mulheres nas indústrias porque elas aceitavam salários inferiores aos dos homens, porém faziam os mesmos serviços que estes. Em razão disso, as mulheres sujeitavam-se a jornadas de trabalho de 14 a 16 horas por dia, salários baixos, trabalhando muitas vezes em condições prejudiciais à saúde e cumprindo obrigações além das que lhes eram possíveis, só para não perder o emprego. Além de tudo, a mulher deveria, ainda, cuidar dos afazeres domésticos e dos filhos. Não se observava uma proteção na fase de gestação da mulher, ou de amamentação (PINTO MARTINS, 2008).
Resposta:
Nas relações de trabalho, a mulher fora tratada de forma discriminatória e desigual em relação ao homem. O Código Civil de 1916 reconhecia o homem como chefe legítimo da família. Cabia a elas a responsabilidade pela coesão familiar, educação dos filhos e afazeres domésticos. A Constituição Federal de 1988 estabeleceu deveres e responsabilidades na sociedade conjugal igualmente aos cônjuges, marcando mudança no Direito do Trabalho que, antes, a protegia no lar e agora garante sua inserção no mercado de trabalho. Objetiva-se promover a conscientização desta conquista, preservá-la e possibilitar avanços quanto à sua condição juridica e social
Explicação:
Espero que tenha ajudado♡ (melhor resposta?)