• Matéria: Português
  • Autor: joselins1974
  • Perguntado 5 anos atrás

Preciso da "Paródia" sobre o livro de Ruth Rocha: Odisséia
Texto resumido:
No ponto em que a obra se inicia, já havia passado 10 anos após o fim da Guerra de Troia, conflito que também durou 10 anos. E o filho de Ulisses, um jovem de 20 anos chamado Telêmaco, decide sair do reino em que vive com sua mãe em busca do pai.
Quando Ulisses saiu para lutar a guerra, Telêmanco tinha apenas um mês de idade, assim, passou toda sua vida na companha da mãe Penélope na ilha de Ítaca. Mas, devido aos longos anos em que Ulisses encontrava-se “desaparecido”, o povo insistia que estava morto e que a mulher deveria se casar-se novamente.
Desta forma, diversos “pretendentes” foram morar com Penélope e Telêmaco, com o objetivo de persuadi-la e ser o escolhido para ocupar o cargo de novo rei de Ítaca. A mulher não estava satisfeita com a pressão que estava sofrendo e adiava, de todas as formas possíveis, o dia da escolha de seu novo marido.
O herói de guerra já havia iniciado sua viagem de retorno para casa, porém, devido aos diversos imprevistos, acaba durando longos anos. Assim, a deusa Atena, a protetora de Ulisses, discute o seu destino com Zeus, rei dos deuses, no momento em que o inimigo do herói, o deus do mar, Poseidon, se ausenta do monte Olimpo.
Posteriormente, a deusa grega Atena se disfarça e convence o filho de Ulisses e Penélope a sair em busca de notícias sobre o pai. Telêmaco então monta uma tripulação e dá início a sua expedição, percorrendo diversas cidades gregas, porém sem êxito.
Segunda parte
Em determinado momento da narrativa ocorre o episódio em que Ulisses é aprisionado pela ninfa Calipso, deusa apaixonada que o força a se tornar seu amante por sete anos.
Em mais uma reunião dos deuses, Zeus atende a solicitação de Atena e dá o encargo a Hermes para mandar Calipso permitir a partida de Ulisses. Liberto, o herói constrói uma jangada e continua sua tentativa de volta para casa.
No entanto, é atingido por uma tempestade e atirado na Ilha dos Feaces. Quem o encontra e lhe oferece cuidados é Náusica, a filha do Rei Alcino. Após revelar sua identidade, relembra todas as peripécias que viveu durante a tentativa de regresso ao reino.
No decorrer da conversa, acabaram visitando os letárgicos Comedores de Lótus, e foram capturados pelo ciclope Polifemo, do qual o herói escapou depois de cegá-lo com um pedaço afiado de madeira.
Depois de ouvir com grande atenção as histórias, os feácios, marinheiros experientes, concordam em ajudar Ulisses a voltar para casa.
Terceira parte
Após ser deixado em um porto escondido em Ítaca, Ulisses se disfarça como um mendigo vagante, para descobrir como estão as coisas em sua residência. Mistura-se em meio ao povo e aos poucos vai tomando conhecimento das traições geradas enquanto estava fora.
Em dado momento após o retorno, deixa-se reconhecer pelo filho Telêmaco. Instigado por Atena, Penélope decide criar uma competição de arco-e-flecha, na qual o vencedor ganharia sua mão.
O arco utilizado pelos pretendentes era de Ulisses, que participava da competição ainda disfarçado e era o único com força suficiente para dobrar o arco. Dessa forma, o herói de Troia passa a disparar flechas contra todos os pretendentes de sua esposa.
Com a ajuda de Atena, Telêmaco, Eumeu e Filoteu, todos são mortos. Além desses, Ulisses também põe fim na vida de algumas criadas que haviam traído Penélope com os pretendentes, e também a do pastor de cabras Melâncio, que o havia caçoado e maltratado.
O herói revela sua identidade a Penélope e a alma de todos os seus inimigos são conduzidas por Deus Hermes para as profundezas dos infernos.

Respostas

respondido por: josuesilvabatata
0

Resposta:

wjvskavaobaoavaovsoavoagavajauva

Perguntas similares