Respostas
Resposta:
Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma. Essa influência se faz notar em grande parte do país; em certos estados como Bahia, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul a cultura afro-brasileira é particularmente destacada em virtude da migração dos escravos.
A influência da cultura africana é também evidente na culinária regional, especialmente na Bahia, onde foi introduzido o dendezeiro, uma palmeira africana da qual se extrai o azeite-de-dendê. Este azeite é utilizado em vários pratos de influência africana como o vatapá, o caruru e o acarajé.
Na música a cultura africana contribuiu com os ritmos que são a base de boa parte da música popular brasileira. Gêneros musicais coloniais de influência africana, como o lundu, terminaram dando origem à base rítmica do maxixe, samba, choro, bossa-nova e outros gêneros musicais atuais. Também há alguns instrumentos musicais brasileiros, como o berimbau, o afoxé e o agogô, que são de origem africana. O berimbau é o instrumento utilizado para criar o ritmo que acompanha os passos da capoeira, mistura de dança e arte marcial criada pelos escravos no Brasil colônial.
A tendência do desaparecimento gradativo das atividades socioeconômicas e culturais desse grupo étnico, suas atividades comunitárias, seus modos de viver e pensar o mundo,a desaceleração do processo de nivelamento da linguagem e atitudes, devido aos padrões urbanos atraentes principalmente aos jovens. Daí, a urgência em se resgatar essa cultura africana, que ainda subsiste nesses bairros.
A divulgação da história e cultura negra e indígena nos currículos escolares torna-se essencial e imprescindível através de revistas, jornais, livros de autores africanos e afrodescendentes, na mídia televisiva. As redes sociais podem auxiliar na divulgação de um trabalho eficaz, passando a propagar a veracidade da história de Matriz Africana e da identidade Afro-Brasileira.
Conhecer, valorizar e preservar o que ainda resta da história e cultura afro- brasileira e indígena é oferecer, através da pesquisa, possibilidades de superação da indiferença injusta e da desqualificação social.
Resposta:
https://brainly.com.br/tarefa/37233879
Explicação: