me pela Prente do vaade
3. Porque devemos entender que os Cordões de
Pássaro são essenciais para a efervescência da cultura
local?
R:
Respostas
Resposta:O Teatro Margarida Schivasappa, da Fundação Cultural do Pará (FCP), apresenta manifestações típicas de Belém do Pará, pássaros juninos e cordões de pássaros, sempre às 19h, na programação do Arraial de Todos os Santos. Serão 19 grupos juninos, de diversos municípios da cidade, e oito dias consecutivos de resgate à cultura originalmente belenense, por meio de melodramas, danças, cores e muitas aves.
As atrações já se tornaram tradição no arraial junino da FCP. Iracema Oliveira, de 81 anos, é guardiã do Pássaro Junino Tucano do bairro do Telégrafo, e fala um pouco das manifestações e do evento. “É uma festa muito bonita, porque os pássaros, os cordões, têm que ser preservados e cultivados, pois só tem aqui no Pará. É um orgulho que a gente tem” afirma. A brincante, que oferece sua casa para realizar ensaios do seu grupo junino, já participa de melodramas há 70 anos.
Ela ressalta ainda a importância do espetáculo dos cordões de pássaro juntamente com os pássaros juninos. “O trabalho é o mesmo, o esforço é o mesmo, a luta é a mesma, e a glória também é. A única diferença está na forma de apresentar” comenta.
Laurene Ataíde, 61 anos, guardiã do Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro, é brincante desde os 14, e conta sobre o sentimento de estar sendo contemplada pela Fundação Cultural do Pará. “Sentimos-nos valorizados. O cordão de pássaro é uma manifestação de cultura popular. É um teatro que precisa ser valorizado, afinal, só tem aqui no Pará” explica. Ainda garante um espetáculo que deixará o público preso do início ao fim, com uma equipe composta por uma média de 35 brincantes, de 3 a 60 anos de idade.
Caçadores, fadas, feiticeiras, nobres, aves, crianças, adolescentes, adultos. Todos compõem os grupos juninos que serão apresentados como óperas, mas livres de seus rigores acadêmicos, inovando com métodos criativos e divertidos.
Serviço: Mostra de Cordões e Pássaros Juninos
Explicação: