Quanto à formação de palavras, existem dois processos básicos: a derivação e a composição. A diferença entre ambos consiste basicamente no fato de que, no processo de derivação, partimos sempre de um único radical, enquanto no processo de composição sempre haverá mais de um radical. Nesse sentido, a alternativa que possui um vocábulo que NÃO é formado pelo processo de derivação:
(A) Sapataria.
(B) Desnutrição.
(C) Super-homem.
(D) Subterrâneo.
(E) Porta-retratos.
Respostas
Resposta:
O continente africano e o asiático foram os últimos a serem colonizados pelos europeus. Nas Américas, o processo de colonização teve início ainda no século XVI. Três séculos mais tarde o continente americano já havia sido descolonizado e a Primeira Revolução Industrial se encontrava em plena expansão. Diante disso, os europeus buscaram novas fontes de recursos para abastecer as suas indústrias.
Explicação:
A alternativa correta é a (E) Porta-retratos.
O processo de composição ocorre quando existe a união de duas ou mais palavras e que foram uma nova palavra.
O vocábulo que não é formado por processo de derivação é o Porta-Retratos. Houve a união de dois radicais sem a alteração fonética da junção. Porta e retratos são palavras diferentes que unidas formam uma nova.
No caso da palavra "Super-Homem" ocorre um processo de derivação prefixal onde existe o acréscimo de um prefixo, logo não é composição.
Espero ter ajudado.