O domínio da agricultura foi um marco para a história da humanidade. Essa técnica permitiu aos seres humanos planejar a produção de alimentos e deu origem às primeiras cidades. Esse processo ocorreu há mais de 10 milênios. Ainda hoje a agricultura é muito importante para os seres humanos. CHARLIER, Anna Maria; SIMIELLI, Maria Elena. manual do professor – ápis – História – 5º ano. 2ª ed. São Paulo: Editora Ática, 2017. 10 p. 1 — Leia o texto acima e responda. a) O texto fala que o domínio da agricultura foi um marco para a história da humanidade. Qual é a relação da agricultura com a sedentarização dos povos?
Respostas
Resposta:
Durante o nomadismo os seres humanos se alimentavam dos animais e das plantas da região, porém com a caça os animais fugiam e uma hora as frutas também, então o grupo se via forçado a migrar atrás de mais comida, e essa era a vida da humanidade durante o nomadismo, a disputa com a natureza pela alimentação. Pela baixa quantia de comida, o grupo sempre se mantia abaixo de um limite pois se houvesse mais pessoas que esse faltaria comida e alguns morreriam, assim os grupos nunca passava de um número muito grande.
Porém com a observação da natureza o homem aprendeu como plantar, isso deu a ele o controle da quantidade de comida e fazia o quanto precisava fazendo a população crescer. Além disso para a produção de comida funcionar o homem foi obrigado a se assentar na região para cultivar. Yuval Noah, o escritor de Homo Sapiens, traz a visão de que apesar do trabalho nos campos ser mais exaustivo e doloroso para o homem, que não era adaptado à ficar sobre o Sol e com a coluna abaixada, após entrar nesse processo ele não teve mais volta mesmo se quisesse, pois se a produção parasse, e o nomadismo voltasse a comida não seria suficiente e grande parte da tribo morreria, e ninguém iria aceitar. Com isso as cidades foram fundadas e um número cada vez maior de pessoas existiam num mesmo ponto, e com mais mão de obra mais produção, e mais filhos e nascimentos, criando uma nova corrida para o homem, que após dominar a natureza, batalhava para aguentar si mesmo.