• Matéria: História
  • Autor: puuck
  • Perguntado 5 anos atrás

Analise criticamente a estrutura política e eleitoral da Primeira República associando a articulação entre governo federal, estados, municípios coronéis indicando os efeitos deste tipo de estrutura política para o país.

Respostas

respondido por: lenaanizia
0

Resposta:A Primeira República foi iniciada com a proclamação da república em 15 de novembro de 1889. A derrubada da monarquia ocorreu após a perda de apoio político, tornando o regime impopular junto à elite brasileira.O exército, comandado pelo marechal Deodoro da Fonseca, destituiu o visconde de Ouro Preto do gabinete do ministro. Ao longo do dia, campanhas políticas levaram José do Patrocínio a declarar a República na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Isso marcou o início da Primeira República do Brasil.Toda a Primeira República pode ser dividida em três fases principais, nomeadamente a consolidação (1889-1898): Este período é caracterizado pela consolidação da estrutura política e econômica da Primeira República. A crise política e econômica é sua marca registrada. Institucionalização (1898-1921): Período em que a estrutura política da Primeira República foi devidamente consolidada. Isso define políticas como o governador e café com leite. Crise (1921-1930): Período em que a estrutura política da Primeira República entrou em crise devido à incorporação de novos atores à política brasileira. O conflito entre os oligarcas também contribuiu para o fim da Primeira República.República oligárquica, isso porque este período é caracterizado pelos oligarcas que governam o país. Um oligarca é uma força política cujo poder é baseado em sua própria propriedade, que é a terra (o oligarca é geralmente um grande proprietário).A política do governador e a política do café com leite. Essas políticas são muito importantes porque reduzem os conflitos entre oligarcas, mas não os eliminam.A política dos governadores, também conhecida como política dos estados, foi criada durante o governo de Campos Sales, presidente do Brasil entre 1898 e 1902. Foi com a política dos governadores que se deu o funcionamento político brasileiro na Primeira República. estruturada. Por meio dessa política, foi possível estabelecer uma aliança entre o Executivo e o Legislativo.

Seus objetivos podem ser resumidos da seguinte forma: minimizar disputas políticas dentro de cada estado, respeitar o grupo mais poderoso; chegar a um acordo básico entre a aliança e o estado; acabar com a atitude hostil entre o executivo e o legislativo, e representar Domesticação de seleção.

O funcionamento da política do governador depende em grande medida do caráter do coronel, pois de acordo com os interesses de cada oligarca, ele mobilizará os votos necessários a nível distrital para eleger os candidatos adequados. O coronel usou sua capacidade financeira para forçar as pessoas a votar em candidatos específicos. Essa intimidação dos eleitores é chamada de "votação impotente". Além da intimidação, muitas vezes há fraudes nas atas de votação.A Convenção de Ourufino entre os oligarcas de São Paulo e Minas Gerais. Este conceito se refere à rotação desses dois oligarcas como candidatos presidenciais. Pelo acordo, paulistas e mineiros atuam como presidente rotativo da República. O nome "café com leite" refere-se a São Paulo como o maior produtor de café do Brasil e Minas Gerais como o maior produtor de leite.No campo econômico, o Brasil continua dependendo fortemente do café. Seu maior produtor no Brasil é o Estado de São Paulo. No início do século 20, os cafeicultores começaram a aumentar a produção de café, resultando na queda do preço do produto por conta da enxurrada de commodities no mercado.o governo brasileiro compraria o excedente do café ensacado para controlar o preço desse produto no mercado internacional. Isso proporcionaria lucro para os cafeicultores e resolveria a questão do preço do café. Além disso, foi decidido que o Estado contraia um empréstimo de 15 milhões de libras esterlinas a fim de poder adquirir o excedente dessas sacas. Também houve pouco desenvolvimento industrial na Primeira República, especialmente no estado de São Paulo. O desenvolvimento industrial paulista foi financiado em parte pela prosperidade da indústria cafeeira, e a cidade de São Paulo concentrou grande parte desse crescimento industrial.

Explicação:

Perguntas similares