Não existe um conceito para o termo “qualidade”, já que sua interpretação tem a ver com as experiências, as vivências e as áreas de atuação. Conforme a humanidade evoluiu, a interpretação de qualidade também mudou. É possível interpretar qualidade conforme quatro momentos ou eras.
Respostas
Resposta:
Era da Garantia da Qualidade.
Explicação:
Feedback
da
resposta:
Sua resposta está incorreta. A gestão da qualidade evoluiu,
seguindo a evolução da humanidade. Sendo assim, seus
processos podem ser analisados em quatro eras. A qualidade
dos produtos japoneses, na busca pela garantia da qualidade
em todos os setores da empresa, visando à melhoria dos
processos e maior sustentabilidade e satisfação do
consumidor refere-se à Era da Garantia da Qualidade.
MARSHALL JUNIOR, I. et al. Gestão da qualidade. 9. ed. Rio de
Janeiro: FGV, 2008
Resposta:
Era da Garantia da Qualidade
Explicação:
Era da qualidade é a Era da Garantia da Qualidade. Sua principal descoberta é de que toda a organização tem o poder de influenciar positivamente e negativamente na qualidade do produto a ser entregue. A observação principal aqui é que a responsabilidade por manter a qualidade do produto não é exclusivamente de um inspetor ou departamento.
Com o controle estatístico de processos evoluindo, começou-se a identificar melhor o que causava os problemas nos processos e os defeitos nos produtos. Com isso, percebemos que não só a linha de produção afetava a produção.
Por sua vez, nesse momento, todos os processos e aspectos que afetam a qualidade são levados em conta. Fornecedores passam a integrar a “conta da qualidade” e temos uma visão mais ampla, e real, do processo de produção. Surge então o conceito de “cadeia de valor” e a 3ª era da Qualidade: foco no sistema de gestão, visando fazer com que ele garantisse a conformidade do produto.