Desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, o governo federal tem encabeçado iniciativas de organização e financiamento das políticas de segurança pública. Para isso, diferentes planos e projetos já foram desenhados, com forte tendência à instituição de ações de prevenção social e de policiamento comunitário.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a trajetória da política de segurança pública no Brasil, analise os marcos históricos a seguir e associe-os a suas respectivas características:
1) Primeiro Plano Nacional de Segurança Pública.
2) “Pacto pela Paz”.
3) Fundo Nacional de Segurança Pública.
4) Programa Nacional de Segurança com Cidadania.
5) Plano Nacional de Prevenção e Redução de Homicídios.
( ) Foi descontinuado diante de intensas pressões causadas por problemas de segurança em grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
( ) Foi lançado em meio à crise nacional de segurança pública, cujo ponto de partida foi episódio conhecido como “sequestro do ônibus 174”, no Rio de Janeiro, em junho de 2000.
( ) Foi inicialmente implementado em 11 regiões metropolitanas que tinham altos índices de criminalidade e violência; era composto por ações voltadas à prevenção focadas em jovens em vulnerabilidade social.
( ) Foi anunciado como tentativa de consolidar um Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Contudo, padeceu diante da indefinição de papéis e responsabilidades.
( ) Reiterado pelo Pronasci, foi desenhado para atuar como propulsor de boas práticas em governos subnacionais, estabelecendo prioridade em repasses de recursos para financiar ações de participação social.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A)5, 1, 4, 2, 3.
B)1, 3, 5, 2, 4.
C)5, 4, 1, 3, 2.
D)1, 4, 2, 5, 3.
E)2, 5, 3, 4, 1.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Explicação:
D
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás