• Matéria: Biologia
  • Autor: flzmariana
  • Perguntado 5 anos atrás

Quais seriam os possíveis impactos à população brasileira de baixa renda se não houvesse os agentes comunitários de saúde? Explique com argumentos fundamentados em seu material.

Respostas

respondido por: julia1284713
1

Resposta:

Introdução

O sistema de saúde brasileiro possui características opostas que diminuem ou mantêm a pobreza e a desigualdade. As positivas são: - cobertura universal gratuita, pelo menos legalmente, mas ignorando se todos os pobres têm um acesso real; - programas públicos com financiamento fiscal que oferecem prestações básicas, preventivas e curativas, assim como nutricionais (várias delas focalizadas), protegendo os pobres de maneira uniforme; - fundos de compensação que garantem prestações mínimas e diminuem as diferenças regionais em ações de alta complexidade; - alta descentralização com poder local para adaptar o atendimento às necessidades; - regulamentação e supervisão federal do setor privado; - financiamento por impostos, em sua maioria de impacto progressivo.

As características negativas são: - sistema segmentado, com um setor privado importante e independente que oferece benefícios superiores e absorve a maioria dos gastos da saúde, e cujos associados podem ter acesso grátis às prestações públicas de alto custo; - divisão em três níveis geográficos, com bastante autonomia, resultando em diferenças de cobertura, recursos, prestações e níveis de saúde, precisando de uma maior integração; - um gasto com saúde que parece ser majoritariamente regressivo.

Organização do sistema de saúde

O sistema brasileiro atual está composto por dois setores. O primeiro é o Sistema Único de Saúde (SUS), público e gratuito, que oferece um piso básico para toda a população mediante o abastecimento e o financiamento, dividindo-se em três níveis: federal, estatal e municipal. Este setor é principalmente utilizado pelos estratos pobres e de baixa renda, assim como médio-inferior. O segundo é o setor privado. Ele é de caráter voluntário e complementário, regulamentado e controlado pelo governo federal. Subcontrata serviços com unidades do SUS, sendo utilizado pelos estratos médio-superiores e de alta renda que possuem seguros adicionais. Parte dos clientes privados utiliza serviços de graça e custosos do SUS (OPS; Medici; Biasoto 2004a y 2004b; IBGE; Piola; Mesa-Lago 2006). O quadro 1 resume os indicadores de saúde mais importantes, ordenando-os dentro do contexto latino-americano.

espero ter ajudado! :)

Perguntas similares