Cara ao Modernismo, a questão da identidade nacional é recorrente na prosa e na poesia de Mário de Andrade. Em O trovador, esse aspecto é
a) abordado subliminarmente, por meio de expressões como “coração arlequinal” que, evocando o carnaval, remete à brasilidade.
b) verificado já no título, que remete aos repentistas nordestinos, estudados por Mário de Andrade em suas viagens e pesquisas folclóricas.
c) lamentado pelo eu lírico, tanto no uso de expressões como “Sentimentos em mim do asperamente” (v. 1), “frio” (v. 6), “alma doente” (v. 7), como pelo som triste do alaúde “Dlorom” (v. 9).
d) problematizado na oposição tupi (selvagem) x alaúde (civilizado), apontando a síntese nacional que seria proposta no Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade.
e) exaltado pelo eu lírico, que evoca os “sentimentos dos homens das primeiras eras” para mostrar o orgulho brasileiro por suas raízes indígenas.
Respostas
Resposta: letra *D*
Explicaçãoresolução
Em O Trovador, a problemática em relação à questão da identidade nacional é pela fusão e oposição (símbolo do primitivo -selvagem) e alaúde (símbolo do civilizado), temática recomendada no ManifestoAntropófago, de Oswald de Andrade.
Em O trovador, esse aspecto é problematizado na oposição tupi (selvagem) x alaúde (civilizado), apontando a síntese nacional que seria proposta no Manifesto Antropófago, elaborado por Oswald de Andrade. Por esse motivo, a resposta correta é a alternativa D.
Em "O Trovador" , ocorre uma problematização da ideia de identidade nacional. Isso é feito por meio de uma oposição entre o primitivo, o selvagem e o civilizado. Neste texto, essa oposição é marcada, respectivamente, por estas figuras: "selvagem" e "civilizado".
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