1. Para Heidegger, o ser é existência? *
1 ponto
a) Não, pois tais conceitos não se relacionam no pensamento de Heidegger
b) Sim. Para o filósofo o ser é existência.
c) Para Heidegger, o ser é a inexistência.
d) Não, porque estamos no mundo.
2. Para Heidegger, o homem deve aceitar a própria finitude para poder pensar em si mesmo. *
1 ponto
a) Correto, porque só o homem é o ser-para-a-morte
b) Incorreto, todo ser vivo é o ser-para-a-morte
c) Incorreto. O certo é dizermos que o homem deve aceitar a própria infinitude
d) Correto. O certo é dizermos que o homem não deve aceitar a própria infinitude
Respostas
1. Para Heidegger, o ser é existência:
b) Sim. Para o filósofo o ser é existência.
Para Heidegger, o ser é existência. Posiciona-se A existência é o modo de ser do homem, o único ente que põe pra si mesmo a questão do ser. O homem é algo que se define num “projeto” sempre retomado. O modo de ser do homem é "poder-ser-no-mundo".
2. Para Heidegger, o homem deve aceitar a própria finitude para poder pensar em si mesmo:
a) Correto, porque só o homem é o ser-para-a-morte
Para Heidegger, somente o homem tem a consciência de que consiste um "ser-para-a-morte" e é esta a origem da angústia. Unicamente ao aceitar sua finitude o homem pode pensar em si mesmo e, assim, "pensar no ser".
Bons estudos!
Segundo Heidegger, o ser é existência (1-B) e o homem deve aceitar sua finitude (2-A).
Heidegger elabora uma fenomenologia do homem para entendê-lo como ser no mundo em meio a várias possibilidades de ser. Assim, cabe a ele impor seu sentido e atuar no mundo de modo autêntico e fiel a si mesmo.
Para o filósofo alemão, o Dasen é o Ser e, através do pensamento ontológico, Heidegger expressa que o ser não é único, pois se revela ao mundo de muitas formas e sob várias perspectivas.
Assim, o homem sabe que é finito e a sua existência paira sobre essa realidade. Logo, a vida é uma preparação para a morte, que é a única certeza que o homem tem, sendo ele o ser-para-a-morte.
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