Sobre o processo de conquista da América pelos Espanhóis, masque qual é a alternativa correta.
A)Além da vantagem militar tecnológica, os europeus contaram com o auxilio de outros povos, o contágio de doenças, e a fé dos nativos que acreditavam que os europeus poderiam ser deuses.
B)Todos os indígenas se uniram contra o invasor e expulsaram os europeus.
C)Os indígenas se misturaram com os europeus, pois acreditavam que isso fortaleceria sua raça e sua cultura.
D)Todos os grupos indígenas se renderam aos europeus sem resistencia, pois sua derrota era certa.
Respostas
Resposta:
C
Explicação:
confia no pai ja to na de ingles
Conquista da América Espanhola
Conquista de Tenochtitlán e fim dos Impérios Azteca e Maia
A conquista Espanhola na América está intimamente ligada à conquista de Tenochtitlán, capital do Império Azteca.
Hermán Cortés havia sido destacado para uma missão em Cuba, ilha descoberta por Cristóvão Colombo em 1492. Os Tainos, que viviam quer e Cuba quer nas restantes ilhas das Caraíbas, estavam sob domínio dos Aztecas, e Diego Velaqués ouvia muitas vezes as suas histórias sob um Império grandioso e próspero que pertencia aos Mexica (os Aztecas). Mas esse Império era mais uma lenda que realidade. Porém Hermán Cortés terá apostado com Diego Velaqués, seu superior, que encontraria esse Império. Pediu autorização aos Reis Católicos (de Espanha), que recusaram: não havia evidências de que esse Império não passasse de uma lenda. Então, Hermán Cortés, com o próprio dinheiro, empreendeu uma pequena expedição com mais alguns aventureiros, rumo ao México.
Para os Aztecas e outros Nauatles, havia a lenda de que os Aztecas, quando conquistaram os Toltecas e os sacrificaram, exterminando-os, foram amaldiçoados pelo Deus do Vento, protetor dos Toltecas, que prometera vingar-se, e dar cinco voltas, cada uma com a duração de 52 anos, ao Mundo, pelo lado Oeste e regressando pelo Este. Nas primeiras quatro, os Aztecas seriam avisados do perigo do seu fim, com epidemias, catástrofes e tempestades inexplicáveis. Na quinta, o Império acabaria, sendo que esse Deus apareceria sob a forma de um homem branco, com barba e alto. Antes desse fim, haveria oito sinais, e o último seria dirigido especificamente ao Tatloani (Imperador). Ora, esses sinais existiram, e incluíram templos destruídos, uma trovoada seca, uma cheia e uma seca. Segundo as lendas, Montezuma II ou Montezuma o Jovem, o último Tatloani, foi caçar sozinho com o seu Chihuahua e o seu Xoloitzoquintle (cada Azteca andava sempre com os seus dois cães: o primeiro, acreditava-se que eram as divindades do fogo, viam o futuro, eram muito sábios, falavam todas as línguas dos humanos, além de ajudarem na viagem até Mictlán - o submundo dos mortos; o segundo era visto como o protetor das doenças e das deficiências, e era um companheiro inseparável do seu dono, ficando com ele até após a morte, além de serem considerados os mensageiros do Deus Xolótl) e capturou uma ave. Porém, achou-a tão bonita que decidiu levá-la para o seu jardim, como animal de estimação. Quando a olhava de perto, viu através dos seus olhos uns homens a desembarcar na costa do seu Império, comandados por um que se parecia com o Deus do Vento que apareceria.
Nota: Continua nos comentários, porque excedi o limite da caracteres!
Hermán Cortés, entretanto, deixou Malinche, e obrigou-a a casar-se com um dos Conquistadores. Malinche foi para Espanha, mas fugia sempre e voltava para Hermán Cortés. O outro filho de Montezuma morreu na epidemia de tifo.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, escreve nos comentários que eu respondo.
Bons estudos!