Leia o fragmento do texto: “Consumismo no Brasil"
Entenda o que realmente é e conheça o panorama no país.
Quando os produtos são associados a brindes, a personagens famosos ou a campanhas de publicidade que focam em despertar a atenção das crianças, os pequenos conseguem facilmente influenciar a decisão dos pais, especialmente em datas comemorativas.Mas sabemos que não é só no Dia das Crianças e no Natal que os consumidores compram além do necessário.O Dia das Mães, o Dia dos Pais e o Dia dos Namorados também são exemplos de datas em que as pessoas se sentem induzidas a irem às compras.
1 – Releia: “Mas sabemos que não é só no Dia das Crianças e no Natal que os consumidores compram além do necessário.” O uso da conjunção “MAS” indica a introdução da ideia de: *
1 ponto
a) adição.
b) consequência.
c) causa.
d) adversidade.
2 – No trecho: “Quando os produtos são associados a brindes, a personagens famosos ou a campanhas de publicidade que focam em despertar a atenção das crianças, os pequenos conseguem facilmente influenciar a decisão dos pais, especialmente em datas comemorativas.” Qual expressão substitui Dia das Crianças, Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais etc.? *
1 ponto
a) campanhas de publicidade.
b) despertar a atenção.
c) datas comemorativas.
d) personagens famosos.
Respostas
Resposta:
1d) adversidade.
2c) datas comemorativas.
Explicação:
1. A correta é a letra d) adversidade.
A conjunção "mas" é classificada como uma conjunção adversativa, pois tem a ideia de apresentar uma oposição, uma informação contrária a que foi apresentada.
Outras conjunções adversativas são: porém, entretanto, contudo etc.
Os tipos de conjunções coordenativas são: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
2. A correta é a letra c) datas comemorativas.
As datas comemorativas podem substituir sem perder o sentido de expressões como "Dia das Crianças", "Natal", Dia das Mães", visto que são dias em que existem comemorações conforme a temática.
O Natal, por exemplo, é uma data comemorativa que influencia diferentes famílias, momento em que todos celebram o nascimento de Jesus.
Abraços!