1. No século XX, os Estados Unidos colocaram em prática a “Doutrina de Segurança Nacional”, essa doutrina: * 1 ponto
Implantada para garantir que seus interesses políticos e econômicos fossem mantidos na América Latina.
Expulsar os comunistas dos Estados Unidos, devido a bipolaridade da Guerra Fria.
Enfrentar os movimentos separatistas da Guerra Civil.
Impedir que a população afro-americana tivesse os mesmos direitos que a população branca.
2. Sobre a baía de Guantánamo, ou Guantânamo, localizada ao sul da ilha de Cuba, é correto afirmar que: * 1 ponto
Embora localizada em território cubano, pertence aos Estados Unidos que, atualmente, a utiliza como prisão de segurança máxima.
Foi incorporada ao território cubano após a Revolução Cubana, de 1959.
É um importante polo turístico em Cuba.
É uma zona de fronteira desmilitarizada, ocupada pelos Estados Unidos e Cuba
Respostas
- É correta a alternativa A, tendo sido a "Doutrina de Segurança Nacional" "exportada" para outros países das Américas, dentre eles o Brasil, por onde chegou por meio de cursos ministrados, nos Estados Unidos, para comandantes militares brasileiros.
A ideia era que era necessário criar uma "zona segura" contra o socialismo nas Américas, perseguindo, muitas vezes por meio da violência, qualquer iniciativa política vista como "perigosa" para o capitalismo.
2 - É correta a alternativa A, sendo esta prisão local de sérias violações dos direitos humanos, tendo sido para lá enviados muitos suspeitos, muitos deles jamais julgados, de pertencerem a organizações terroristas nos Estados Unidos.
O fato de se localizar fora do território de qualquer estado americano torna ainda mais difícil a fiscalização do presídio, o que facilitou tais abusos.
1. A Doutrina de Segurança Nacional tinha como intuito implantada para garantir que seus interesses políticos e econômicos fossem mantidos na América Latina. ( alternativa a)
A Doutrina de Segurança Nacional (DSN) surgiu em consequência da Guerra Fria. Tinha como principal objetivo criar uma zona de influência na América Latina garantir seus interesses políticos e econômicos nessa região.
Os líderes fomentadores da Doutrina de Segurança Nacional foi os militares. A DSN estabeleceu critérios de atuação em vários países, entre eles o Brasil, tinha como intuito alcançar e manter os Objetivos Nacionais que deveriam ser a razão última do Estado Nacional.
Esse segmento político pode ser comparado como uma ditadura, uma vez que propôs identificar e eliminar os “inimigos internos”, ou seja, todos aqueles que questionavam e criticavam o regime estabelecido.
Para mais informações, acesse:
O que é uma doutrina de segurança: https://brainly.com.br/tarefa/12752542
2. Sobre a Baía de Guantánamo é correto afirmar que é utilizada como prisão de segurança máxima e embora localizada em território cubano, pertence aos Estados Unidos. ( alternativa a)
A Baía de Guantánamo localiza-se ao leste de Cuba abriga o último reduto das prisões secretas dos Estados Unidos, criada após a "guerra ao terror" instaurada nos EUA.
Após os ataques de setembro de 2001 os Estados Unidos instaurou a campanha mais longa e cara de sua história: a chamada "guerra ao terror".
A prisão em questão notifica séries de violência e abusos. Por estar localizada fora do território americano torna mais difícil a fiscalização do presídio.
Para mais informações, acesse:
Prisão de Guantánamo: https://brainly.com.br/tarefa/20622459