qual é o tipo de agricultura que se caracteriza pela alta produtividade e exportação de commodities
Respostas
Resposta:
É preciso ressaltar que existem diferentes variedades de commodities: nem todas são agrícolas. Algumas são produtos comercializados que possuem características homogêneas, ou seja, produtos uniformes. Como alguns exemplos de commodities não-agrícolas temos o petróleo, ouro e o minério de ferro, que são commodities minerais. Esses produtos têm uma característica em comum com os agrícolas: eles não passam por processos de industrialização. Posto isso, temos também algumas commodities que passam por processo de industrialização, como é o caso do papel kraft, que é produzido através da mistura de inúmeras fibras de celulose adquiridas na polpa de madeiras.
Além das commodities agrícolas e das minerais, existem as commodities financeiras – como os títulos públicos do governo federal, o real, o dólar, o euro e a libra – e as commodities ambientais – como a água, a madeira e os créditos de carbono.
Nesse sentido, as commodities agrícolas são aqueles artigos primários e homogêneos advindos das lavouras. Entretanto, não são todos produtos advindos do campo que são denominados commodities. Por exemplo, a batata não é uma commodity, apesar de ela ser um bem agrícola relativamente homogêneo e cultivado na terra. Então, o que faz com que um produto agrícola se torne uma commodity?
Para um produto ser considerado uma commodity agrícola ele tem de ser comercializado nas bolsas de valores e de mercadorias em todo o mundo, por meio da compra e venda de ações e, para que isso ocorra, deve ser um bem de alto valor comercial e/ou estratégico. Como exemplo, pode-se citar a soja: cultivada e vendida como grão, sendo assim, um produto homogêneo, que possui alto valor no mercado internacional e que passou a ter certa importância estratégica para o Brasil, uma vez que é um dos principais produtos exportados pelo país e, dessa forma, é um dos principais responsáveis por alavancar a economia brasileira.
Outra característica das commodities é de terem seu preço definido pelo mercado internacional. Ou seja, as bolsas de valores e de mercadorias que determinam o quanto valem as commodities, baseando-se na oferta e demanda das ações destes produtos homogêneos – dessa maneira, quanto maior é a oferta de ações das commodities, menor é o seu preço, ou mesmo inversamente, quanto maior é a demanda por essas ações, maior é o seu preço.
Explicação: