Por que a desigualdade de gênero ainda tão grande no Brasil e o que pode ser feito para garantir igualdade entre homem e mulher
Respostas
Resposta:
A desigalde de gênero ainda é muito grande no Brasil, pelo o fato disso ser uma herança de tempos a trás onde se havia e tem até hoje, o uso da violência institucionalizada e doméstica, a legislação discriminante, dependência econômica ao marido e ao pai, além é claro da coisificação da mulher etc.
Para mudar este cenário, é preciso promover uma mudança cultural na sociedade, que só é possível por meio da educação. “É preciso ir além das imagens sociais de ‘cuidadora’ e ‘provedor’, de ‘líder-herói’ ou ‘grande homem’. E também enfatizar o protagonismo de relação (mãe e pai) no desenvolvimento dos filhos”
Na família, também deve haver uma mudança de paradigmas para que a mulher não tenha a carreira prejudicada por engravidar, por entrar em licença-maternidade, ou por ser a única responsável pelo filho quando ele fica doente. “É preciso abrir mais espaço para o protagonismo dos homens na família. A criação de um filho requer paternidade factual: um pai também pode e deve levar o filho ao médico, participar da reunião da escola”, “E se há esse equilíbrio dinâmico na família, as empresas também vão lidar com o fato de que o homem precisa se ausentar, eventualmente, para vivenciar a paternidade; e isso deixa de ser uma questão feminina.”.