URRRRGEEEEEENNNTTTEEEEE
Marque a alternativa que apresenta respectivamente uma glândula exócrina e uma mista:
a) Sudoríferas e sebáceas;
b) Mamárias e lacrimais;
c) Pâncreas e fígado.
d) Sebáceas e Fígado.
Respostas
Resposta:
Alternativa C) Pâncreas e Fígado
Explicação:
As glândulas exócrinas são aquelas que eliminam sua secreção na superfície livre, ou seja, na superfície do corpo ou na luz de órgãos. Elas possuem ductos especializados para eliminar as substâncias produzidas. Assim sendo, uma glândula exócrina apresenta duas porções distintas: a porção secretora e os ductos glandulares.
De acordo com a morfologia da parte secretora das glândulas exócrinas, é possível classificá-las em diferentes tipos: tubulosas, acinosas e compostas. O primeiro grupo, também chamado de glândulas exócrinas tubulares, possui porção secretora em forma de tubo. As acinosas, também chamadas de alveolares, possuem um formato mais arredondado. Já as glândulas exócrinas compostas são uma combinação das duas formas descritas anteriormente.
Além da classificação com base na forma, podemos classificar as glândulas exócrinas de acordo com a forma como a célula elimina a secreção, isto é, em merócrinas, apócrinas e holócrinas. As glândulas merócrinas eliminam sua secreção de maneira que não ocorre nenhuma perda citoplasmática. Já as glândulas apócrinas perdem um pouco do citoplasma no momento da secreção. As holócrinas, por sua vez, eliminam toda a célula com a secreção, ou seja, a secreção é a própria célula.
São exemplos de glândulas exócrinas as glândulas salivares, sudoríparas, mamárias, figado, entre outras.