• Matéria: Biologia
  • Autor: miinmy
  • Perguntado 5 anos atrás

1. O q ue são fungos?
2. Sobre os fungos pluricelulares escreva o que significa :
a) Hifas
b) Micélio
c) Esporos
3. As leveduras tem duas formas de reprodução assexuada . Descreva cada uma delas .

Respostas

respondido por: betysantosotoni
1

1) Os fungos são organismos heterotróficos, eucarióticos e uni ou multicelulares que estão agrupados no Reino Fungi.

2)

a) As hifas são os filamentos de células que formam o micélio dos fungos e o micobionte dos líquenes. São longas células cilíndricas com vários núcleos (cenocíticas, nos Zygomycota) ou septadas, mas onde cada célula pode ter vários núcleos; podem ser simples ou ramificadas.

b) Micélio é a parte vegetativa de um fungo colônia bacteriana, que consiste de uma massa de ramificação formada por um conjunto de hifas emaranhadas. É também responsável por carregar nutrientes até onde o fungo necessita e faz processos de simbiose com algumas espécies.

c) Esporos as unidades de reprodução das plantas, algas e os fungos.

3) A reprodução assexuada nos fungos pode ocorrer de três maneiras, por fragmentação, brotamento e esporulação, a fragmentação é um tipo de reprodução assexuada muito simples que ocorre em certas espécies de fungos. Nesse tipo de reprodução, o micélio (conjunto de hifas) se quebra, graças a fatores bióticos ou abióticos, dando origem a clones, o brotamento, também chamado de gemulação, é outro tipo de reprodução assexuada que ocorre em fungos, como o Saccharomyces cerevisae. No brotamento, o fungo adulto emite brotos ou gemas laterais que se desenvolvem e podem ou não se separar da célula original, a esporulação é um tipo de reprodução assexuada realizada por diversas espécies de fungos, como o Rhizopus. Na esporulação, os fungos possuem estruturas chamadas de esporangióforos, que nada mais são do que hifas especiais que saem de determinados pontos do micélio. Na extremidade de cada esporangióforo, encontramos o local onde são produzidos os esporos, que é chamado de esporângio. Quando os esporos estão maduros, o esporângio adquire coloração escura e se quebra, liberando os esporos no ambiente. Os esporos são células haploides de paredes resistentes que, por serem muito leves, são disseminados pelo ambiente através do vento, água, animais, homem etc. Quando esse esporo encontra um local com condições ambientais favoráveis, ele se desenvolve, originando um novo micélio.


miinmy: Pode resumir?
betysantosotoni: Desculpa amiga, eu tentei
miinmy: Obgda
miinmy: Poderia mi ajuda em outra?
Perguntas similares