• Matéria: História
  • Autor: amandamendonca45
  • Perguntado 5 anos atrás

1- O que foi o Feudalismo?

2- O que é uma sociedade estamental?

3- O que era a Talha?

4- O que era a Corveia?

5- O que era a Banalidade?

Respostas

respondido por: ramongamerofc
3

Resposta:

1-Feudalismo foi a estrutura da organização socioeconômica da Europa Centro-Ocidental durante a Idade Média. ... O feudo era formado geralmente pelo senhor feudal, por escravos (que eram minoritários à época) e por camponeses, livres ou em condição de servidão.

2-Sociedade estamental é uma forma de organização social na qual a sociedade é dividida em grupos sociais separados uns dos outros por privilégios, sendo a estratificação social garantida pelo proprio Estado. 

3-A talha foi um imposto francês direto, sendo um dos mais importantes entre o período do século XV e a Revolução Francesa. Também foi o imposto mais rentável para a França na época. O nome, talha, faz referência ao entalhe que era feito em uma madeira quando o tributo era cobrado.

4-A corveia ou corveia real é uma obrigação presente no modo de produção feudal e correspondia ao pagamento através de serviços prestados nas terras ou instalações do senhor feudal ou feudo vassal ou estado

5-Banalidades eram tributos da época feudal pagos pelo servo para a utilização de bens de propriedade do senhor feudal, pela utilização de equipamentos e instalações do senhorio, pois o senhor feudal detinha todos estes equipamentos.

respondido por: sarahkfrnds
2

Resposta:

O Feudalismo é um dos momentos mais importantes e característicos de toda a nossa história. Ocorrido majoritariamente na Europa, esse movimento foi uma espécie de organização socioeconômica que guiou a vida de toda uma civilização por mais de mil anos.

Sociedade estamental é uma forma de organização social na qual a sociedade é dividida em grupos sociais separados uns dos outros por privilégios, sendo a estratificação social garantida pelo próprio Estado. Este tipo de estrutura social típico do sistema feudal medieval e que não permitia ou dificultava a ascensão social antecedeu a Sociedade Industrial.

A talha (taille) foi um imposto francês direto, sendo um dos mais importantes entre o período do século XV e a Revolução Francesa. Também foi o imposto mais rentável para a França na época. O nome, talha, faz referência ao entalhe que era feito em uma madeira quando o tributo era cobrado. Em algumas regiões, a talha era conhecida como quota. Há registros de que a talha teve início de forma arbitrária no começo da Idade Média, entretanto, só foi regulamentada séculos depois, por Carlos VII durante a Guerra dos Cem Anos (1337 - 1453), e se tornou um imposto obrigatório e anual. A arrecadação da talha era utilizada na manutenção do exército. Após quase sete séculos, a cobrança da talha foi abolida em 1791.

A corveia ou corveia real (do latim corrogare, exigir, através do francês corvée) é uma obrigação presente no modo de produção feudal e correspondia ao pagamento através de serviços prestados nas terras ou instalações do senhor feudal ou feudo vassal ou estado.

De 2 a 4 dias por semana, o servo era obrigado a cumprir diversos trabalhos como, por exemplo, fazer a manutenção do castelo, construir um muro, limpar o fosso do castelo, limpar o moinho, etc. Podia também realizar trabalhos de plantio e colheita no manso senhorial.

Banalidades eram tributos do feudalismo pagos pelo servo para a utilização de bens de propriedade do senhor feudal, pela utilização de equipamentos e instalações do senhorio (celeiros, fornos, moinhos, pontes, etc.), pois o senhor feudal detinha todos estes equipamentos. Se o servo não pagar este banal, pode vir a ser condenado a pena de morte. As "banalidades" encontravam-se na reserva- parte do Domínio Senhorial

Espero ter te ajudado!! Bons estudos.

Poderia avaliar e agradecer pelo meu desempenho nessa resposta? Obrigada!

Explicação:

Perguntas similares