Respostas
Explicação:
Para falar sobre o colonialismo geral é muito complexo, porque cada um teve seu diferencial na forma como atuava, onde atuava e por que atuava.
Como em 1500 as corridas para a América, e no século XIX, a corrida para África novamente, enfim, vamos aos fatores comuns que o colonialismo obtém. Irei citar a África no século XIX, que se encaixa muito aos dias atuais.
Com os processos de independência ocorridos no continente americano, o impulso (neo)colonialista dos países europeus voltou-se para a África, Ásia e Oceania. Os três continentes possuíam vasta riqueza em recursos e sua conquista estava acessível aos países europeus. A partir disso, iniciou-se o processo de ocupação desses três continentes.
Durante esse processo de conquista, os países europeus justificavam sua ação por meio de um discurso civilizatório. Eles alegavam que a dominação do continente africano visava levar o modo de vida “desenvolvido” do ocidente, com o advento das tecnologias que haviam surgido. Além desse argumento, os europeus utilizaram a difusão do cristianismo como pretexto. No entanto, essas justificativas foram utilizadas para esconder o real interesse puramente econômico na região.
Está tudo bem resumido, bom estudo!
Se puder dar uma melhor resposta amanhã, Agradeço grandemente! ⚡