Faça um miniconto sobre padrão de beleza; URGENTEEEE!!!!!
Respostas
Resposta:
Tenho esse trabalho.
Explicação:
MULHERES:
Pré - história - Nossos antepassados pré-históricos eram instintivos, com forte desejo de procriar. Logo, o corpo da mulher considerado atrativo naquele momento era o que possuía mais carne, já que a mulher forte era símbolo de procriação – segundo a lógica do momento, é claro.
Idade Média - Uma época obscura, e se existissem revistas de moda naquela época, com certeza a frase do momento seria “mais é mais”.
Os costumes higiênicos e sanitários que haviam sido adquiridos da sociedade grega e romana foram deixados para trás, já que nessa época era a Igreja que mandava e eles consideravam que preocupações e cuidados com a carne, ou o corpo, eram pecados.
Portanto, a mulher ideal era aquela que não se preocupava pela sua estética, já que ela se entregava totalmente ao mundo espiritual, negando qualquer apego à matéria. O movimento artístico daquele tempo não colocava o corpo em destaque.
Renascimento - Durante essa época, o interesse pela forma do corpo humano volta e consequentemente, as curvas do corpo da mulher ganha protagonismo mais uma vez.
Um dos ícones desse movimento foi Leonardo da Vinci que, através de suas pinturas, enfatizava a anatomia humana, como podemos perceber na obra Homem Vetruviano. Outro símbolo do Renascimento foi o quadro O Nascimento de Vênus, do artista Botticelli, considerada uma expressão do corpo da mulher ideal daquele então.
Essa realidade pode ser vista através da Vênus de Willendorf, ou Vênus Paleolítica, uma escultura de 11 centímetros de altura, que estudiosos acreditam que era utilizada em cerimonias de fertilidade naquela época.
1910 - O artista Charles Dana Gibson cria a Gibson Girl, o primeiro padrão norte-americano de beleza feminina a ser imposto para a sociedade. Elas tinham que ser elegantes, educadas, vestir-se bem, ser alta e magra, ter os cabelos ondulados, a cintura fina, o quadril grande e os seios fartos.
1920 - Dominava o estilo melindrosa, com o corpo sendo mais magro e os cabelos com cortes bem curtinhos. As sobrancelhas eram bem fininhas, e os lábios deveria parecer com um coração. Também se destacava os olhos para deixa-los maiores.
1930 - Com a ascensão do Cinema, as grandes atrizes da época serviam de inspiração. A beleza feminina incluía curvas mais suaves no corpo, maçãs do rosto mais saliente, cílios longos, sobrancelhas arqueadas e olhar penetrante.
1940 - O Cinema ainda ditava a moda, mas a Segunda Guerra Mundial fez com que o padrão feminino passasse a incluir refinamento e força. Para isso, mulheres com ombros largos eram preferência, mas a elegância tinha que estar presente.
1950 - Marilyn Monroe marcou época, definindo a mulher ideal como aquela com peito arrebitado, ombros mais estreitos, pernas finas e longas, aparência ingênua e provocativa, cabelos cacheados e pele clarinha. Também foi a década de ultravalorização das loiras.
1960 - A modelo Twiggy revolucionou o imaginário feminino, impondo a magreza como o padrão a ser seguido. Os cabelos voltaram a ser mais curtos, e os lábios passaram a ser bem clarinhos, contrastando com os olhos, que deveriam ser bem valorizados.
1970 - Cabelos volumosos marcaram a década, que também contou com um cuidado cada vez mais com a saúde e a beleza. A naturalidade das formas era mais valorizada, com maquiagens mais neutras. No vestuário, as minissaias marcaram história.
1980 - A era do culto ao corpo trouxe Madonna como um dos maiores símbolos. Por isso, cores e extravagâncias estavam liberadas, com muita estampa, calças leggings, tops e cabelos armados.
1990 - A magreza também dominou a década, com o ar blasé sendo bastante valorizado. Os braços e as pernas precisavam ser mais finos, e o visual tinha que passar um leve cansaço.
2000 - O estilo femme fattale de Angelina Jolie passou a ficar mais em alta, com lábios carnudos, corpo atlético, olhos graúdos e grandes maçãs do rosto.
2010 - Segue a década anterior, valorizando também grandes quadris e a pele morena. Não é à toa que Kim Kardashian se tornou um dos maiores símbolos femininos da década.
2020 - O padrão de beleza no Brasil
Em média, as medidas das brasileiras são 97,1 cm de busto, 85,4 cm de cintura e 102,1 cm de quadril.
(Vou colocar o resto nos comentários, a resposta ficou longa!)
Me desculpe se estiver incorreta, espero ter ajudado, bons estudos!
1960 - A Moda masculina da década foi marcada pela beleza francesa, principalmente por conta de figuras como Alain Delon. Olhos claros, sobrancelhas escuras e lábios sensuais formavam o pacote básico. O olhar tinha que ser firme e o sorriso levemente irônico.
1980 - Já o ideal masculino passou a ser o da elegância, com cabelos bem curtinhos e barba feita. O homem perfeito tinha que passar a impressão de ser sério e bem-sucedido, além de confiante e ambicioso.
2000 - A vaidade masculina nunca esteve tão em alta, com o estilo bagunçado sendo trocado por cada vez mais cuidados em roupas e estética. Cabelos curtos e barbas feitas eram primordiais.
2020 - Entre homens brasileiros reconhecidamente bonitos geralmente estão os bronzeados, com cabelos escuros e olhos castanhos. Talvez por isso, as mulheres do país se encantem tanto com homens de olhos claros e cabelos cacheados. Quem tem uma aparência assim dificilmente irá reclamar de não atrair atenções.