• Matéria: História
  • Autor: burrindaturma
  • Perguntado 5 anos atrás

A relação do Brasil com a Inglaterra estava tão sensível que um incidente corriqueiro, anos depois, levou os dois países a uma disputa judicial internacional, a Questão:

A- Internacional
B- Revolucionária
C- Militar
D- Christie​

Respostas

respondido por: igorfrotam
2

Resposta:

D- Christie​

Explicação:

Durante o segundo Reinado de Dom Pedro II, a relação do Brasil e Inglaterra estava fragilizada por diversos motivos, incluindo a persistência do Brasil ao tráfico negreiro para sustentar a economia do café. Já com essa relação fragilizada, o rompimento veio a partir da questão Christie. Christie era um embaixador inglês que ficava no Brasil para representar os interesses da Inglaterra, e houveram dois incidentes que repercutiram para esse embaixador. O primeiro foi: Alguns marinheiros ingleses estavam andando, bêbados, pelas ruas do Brasil causando confusão e por isso foram presos, essa situação desagradou o embaixador, que exigiu um pedido de desculpas formal dos policiais que os prenderam e punição aos mesmos, porém, os pedidos não foram atendidos. O segundo foi: um navio com mercadorias inglesas que seriam vendidas no Brasil naufragou perto da costa e os produtos foram levados, assim, Christie pediu reembolso do Brasil, mas Dom Pedro não considerava que aquilo fosse problema dele, visto que ele não teve culpa no náufrago e muito menos de seus produtos serem levados.

Essa situação toda fez Inglaterra e Brasil contarem laços, por um período curto de tempo, até que uma outra nação interviu (Bélgica) e deu razão para o Brasil, assim a Inglaterra fez um pedido de desculpas formal para o Brasil e substituiu seu embaixador.

Perguntas similares