No início dos anos 70, durante o período de repressão implantado pela ditadura militar, o Estado de São Paulo, por meio da SEE, adotou um processo de treinamento de professores voltado ao planejamento de ensino, que, devido ao contexto social, político e cultural da época, sofreu a influência tecnicista. Sobre essa tendência tecnicista na elaboração de planos de ensino, assinale a alternativa correta.
Segundo um documento da época, o planejamento de ensino é “um processo de tomada de decisões que estimulam a aprendizagem”.
Embora a elaboração de planos de ensino fosse norteada por uma tendência tecnicista, os professores tinham a liberdade de adaptá-los às necessidades da sala de aula.
A elaboração de planos de ensino seguia um modelo padronizado pelo qual seus componentes deveriam ser elaborados, seguindo uma lógica formal, independentemente das condições do contexto de ensino.
Os professores do Estado de São Paulo “treinaram-se” a respeito dos “componentes do planejamento de ensino”, porém eram muito críticos a esse respeito.
Respostas
respondido por:
2
a realidade é que nesse modelo tecnicista foi utilizado como forma de manipulação das massas. era apenas mecânico, servindo para propósitos de trabalhar na área industrial ou outros. ele tinham um padrão, de treinar o aluno para viver já para o trabalho seria a segunda resposta. padronizado
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás