Respostas
Resposta: A dimensão cognitiva de religião engloba os fatores intelectuais conscientes, tais como o ponto de vista do universo e do mundo, os sistemas de valores, as crenças na existência do «sobrenatural», i.e., um ou mais deuses ou outras figuras e poderes «supranormais» que supostamente protegem os seus destinos, as suas necessidades e os seus valores.
A afeição ou o nível emocional refere-se a sentimentos, atitudes e experiências religiosos. O homem geralmente sente que é dependente de alguma coisa sobrenatural e, ao mesmo tempo, sente algum tipo de ligação a isso.
O aspecto conativo ou comportamental em religião é visto no nível da ação, como uma forma de comportamento.
O fator social constitui uma parte fundamental de todas as religiões. Religião normalmente pressupõe a existência de um grupo ou de uma sociedade, cuja tarefa consiste em vigiar os pontos de vista religiosos dos seguidores, levar a cabo determinadas tarefas, e também controlar os comportamentos éticos e puliticos dos crentes.
O nível cultural é um fator muitas vezes negligenciado, porém muito influenciável e abrangente, no que respeita a todas as religiões. Isto torna-se evidente essencialmente na dependência de religião, tanto no tempo como no espaço, dos ambientes culturais, sociais e ecológicos em que as respetivas religiões são praticadas.
Explicação: