Respostas
Resposta:
vendo ou desenhondo espero ter ajudado
Resposta:
Releitura não é simplesmente uma cópia, nem plágio, muito menos uma falsificação. Consiste, sim, na criação de uma nova obra, realizada a partir de outra feita anteriormente, acrescentando nessa nova produção um toque pessoal e uma nova maneira de ver e sentir. Significa fazer um trabalho com uma visão diferente daquela que o artista que a criou utilizou. As possibilidades são muito variadas, você pode encontrar, por exemplo, uma obra, famosa ou não, e desejar fazer uma interpretação dela. Ou seja, se for uma pintura você poderá fazer a sua pintura com elementos que o autor utilizou na original, mas, de acordo com a sua concepção do tema.
Releituras de obras de artes, sejam famosas ou não, é PERMITIDO e ensinado nas Escolas de Belas Artes. Não existiu um só gênio do passado que não tenha feito Releitura.
Picasso declarou: “Fazer uma boa releitura é divino, pintar porcaria é para cretino”. Evidente que você tem que assinar, não precisa constar que é Releitura em lugar algum, mas é elegante que se mencione ser uma releitura. No entanto, ao registrar sua obra, fazer exposição ou catalogar, é Ético colocar a origem da releitura, citando o autor anterior, isto é ser um ORIGINAL, pois criar neste planeta é impossível (Lavoisier).
Toda RELEITURA é uma nova obra, portanto do autor da mesma e claro, pode ser vendida. Uma releitura NÃO é uma reprodução.