2- Todas as bactérias causam doenças? Explique como algumas bactérias podem ser benéficas ao ser
humano ou ao meio ambiente,
3- De exemplos de produtos que são fabricados a partir da fermentação bacteriana,
4- Quais são os dois principais grupos do Reino Protista?
5- Qual a importância dos fungos para a natureza?
Respostas
Resposta:
2- NÃO. Existem algumas bactérias que conseguem absorver o nitrogênio do ar. Essas bactérias se fixam nas raízes de algumas plantas leguminosas, como o feijão e a soja, repassando à planta todo o nitrogênio absorvido por elas. Com a presença do nitrogênio, a planta consegue crescer mais e gerar melhores frutos; e em troca, a planta oferece às bactérias alimento e moradia. Essa relação que a bactéria mantém com a planta é uma relação harmoniosa que favorece os dois lados.
A explicação é do professor Luis Trabulsi, bacteriologista e médico, do Instituto Butantan, em São Paulo. "A variedade de bactérias no mundo é tão grande que só se conhece 50% delas", acrescenta. Pode-se afirmar que sem elas a vida como conhecemos seria impossível. As bactérias nos ajudaram, ao longo da evolução, a criar um sistema imunológico eficiente. Prova disso é que a administração de lactobacilos em animais promove o desenvolvimento de anticorpos e ativa as células de defesa do organismo, os linfócitos. Acredita-se que as bactérias do tipo lactobacilos têm o mesmo efeito nos seres humanos
3- Se for o caso da fermentação láctica: temos os queijos, o iogurte, tipos de natas, etc. Resulta ácido láctico. Uma das bactéria que faz é lactobacillos. Se for a fermentação acética: temos o vinagre, os pickles, a shukrute, etc
4- Os representantes dos protistas costumam ser divididos em dois grupos principais: protozoários e algas. Os protozoários são organismos eucariontes que apresentam nutrição heterotrófica. As algas, por sua vez, apresentam nutrição autotrófica.
5- A importância dos fungos para a natureza, é a reciclagem e decomposição da matéria. Os fungos se utilizam da matéria orgânica de animais e plantas já morta e com isso tem um papel fundamental na decomposição e reciclagem de matéria na natureza.