Respostas
Resposta:
as principais características das matas de araucáriasA Mata das Araucárias ou Mata dos Pinhais corresponde a uma “mata de transição” brasileira e está situada no Bioma da Mata Atlântica. Ela ocupa parte dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Recebe esse nome uma vez que a região está repleta de pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia), conhecido como Araucária.A Floresta com Araucária ou Floresta Ombrófila Mista possui clima subtropical, ou seja, com as estações do ano bem definidas, onde os invernos são frios e os verões quentes. Isso indica sua elevada amplitude térmica (verão com temperaturas médias de 25° e inverno com temperaturas que atingem 0°).
Fauna da Mata das Araucárias
A Mata das Araucárias é um dos ecossistemas mais ricos em relação às espécies animais e plantas, uma vez que está localizado na Mata Atlântica, um dos biomas com maior biodiversidade do mundo.
É importante destacar que muitos animais sofrem o risco de extinção sendo alguns deles endêmicos da região, ou seja, que vivem e se desenvolvem somente neste tipo de ambiente.
Flora da Mata das Araucárias
O pinhão é um fruto típico da Mata das Araucárias
Apresentando uma floresta densa e fechada com inúmeras espécies de vegetais, a Mata das Araucárias é marcada pela presença de árvores de grande porte.
As árvores que se destacam são os pinheiros (principalmente coníferas como os pinheiros) e as diferentes espécies de plantas epífitas, desde bromélias, orquídeas, cactáceas, pteridófitas, piperáceas, dentre outras.
Outras espécies vegetais, que fazem parte da região são: imbuia, cedro, jacarandá, guabiroba, canela, erva-mate, ipês
Explicação:
espero ter ajudado.