Respostas
Resposta:
Há quem diga que o racismo não existe no Brasil. Mas sim, ele existe de todas as formas. Existe o racismo velado, o racismo explicito e o dito racismo estrutural.
O racismo velado é aquele que faz a pessoa deixar de sentar ao lado de um negro num espaço coletivo e se for questionada dizer que nem percebeu, mesmo que este espaço seja um ônibus coletivo e o único local vago fosse ao lado do negro e ainda assim a pessoa optou por permanecer de pé.
O racismo explicito é aquele que faz com que negros sejam perseguidos, torturados e até mortos como vimos recentemente no caso do rapaz no supermercado. Este racismo também é o que mata os meninos nos morros do Rio de Janeiro de "bala perdida". Faz com que a gente se pergunte o porquê de tanta bala perdida encontrar sempre o caminho de um negro.
O racismo estrutural é o que dificulta a atuação de negros no mercado de trabalho com cargos de liderança. Você pode até me dizer que não é assim, que o negro não está muitas vezes nestes cargos pois falta preparação, currículo... Dai eu questionaria o motivo pelo qual o índice acadêmico dos negros ainda é menor do que dos brancos. Não fique surpreso ao notar que isso é uma história que se estende desde a gênese do Brasil, onde os filhos de Europeus estudavam e os negros era obrigados a trabalhar. Sim, o racismo estrutural vem desde a época da escravidão, por isso as cotas são necessárias. Não porque os negros têm menos capacidade como as vezes ainda ouvimos por ai em comentários maldosos, mas porque desde sempre tiveram menos oportunidades e isso serve como um incentivo e uma forma dos brancos se redimirem em relação a toda uma história.
Explicação: Espero ter ajudado.
Se gostou coloque como melhor resposta, pois fiz o meu melhor e é uma forma de compreender que meu esforço valeu a pena. ;-)