Cite uma convergência e uma divergência entre filosofia de Anaxímenes de Mileto e Anaximandro de Mileto.
Respostas
Resposta:
Ambas as teorias de Anaxímenes e as teorias de Anaximandro possuem semelhanças de argumentação, apesar de divergências estruturais nas suas formas.
Explicação:
Parte I:
Para Anaxímenes a razão do mundo ser, isto é, existir, dá-se por conta da forma que o vento (o ar) circula pelo mundo, segundo este filósofo grego, o ar é o elemento mais importante para o homem, pois é dele de que o homem necessita a todo momento para viver. Deve-se lembrar que a atitude filosofante na Grécia antiga era mais verossímil que a aplicação real de suas teorias.
Desta forma, quando Anaxímenes deu continuidade a sua investigação se deparou com o fato que o ar existe de duas maneiras em relação ao mundo e ao próprio homem: ar frio e ar quente. Esta teoria se torna relevante no momento que expelimos ar, pois se o fizermos com os lábios mais juntos, como um sopro ou o próprio vento, por exemplo, o ar é frio; e se o fizermos com os lábios separados, como no bocejo, o ar é quente.
Expandindo nosso campo de pensamento podemos concluir que temos duas forças opostas que competem constantemente no mundo, e são essas forças que são responsáveis ela origem do que tudo que é material, se for algum objeto "frio" - imóvel, inativo - é de origem do ar condensado, ou seja, dos ventos frios; se o objeto que presenciamos for mais "quente" - móvel, ativo - é de origem do ar disperso , ou seja, dos ventos quentes.
Parte 2
Para Anaximandro o ponto de origem se dá no Ápeiron, elemento que que não foi criado, mas que dá origem a todas as coisas, é infinito, ilimitado e invisível. Seu ponto aqui é retirar da matéria a responsabilidade pela origem e por em um objeto imaterial que gera as coisas do mundo.
O Ápeiron fica conhecido na história da filosofia como teoria da harmonia dos contrários, pois sua característica mais simples é que tudo que existe se dá de acordo com um oposto que o justifica, em palavras mais simples, o sinônimo fica melhor entendido quando conhecemos o seu antônimo. Logo, tudo que for vir a existir no mundo está em harmonia com seu oposto, similarmente a explicação sobre Anaxímenes.
Parte 3
Podemos assimilar que as convergências entre ambos filósofos são: ambos falam de teorias a respeito da origem do mundo, tratam de uma relação entre características opostas e como elas se harmonizam para gerar o mundo material. E suas divergências são: objetos de estudo diferentes - ar e Ápeiron -, argumento de base natural (Anaxímenes) contra um argumento de base irreal (Anaximandro).