Av - Geografia Urbana
5)
O processo de metropolização não é recente, mas sofreu acentuado crescimento com a Revolução Industrial e ganhou nova dinâmica a partir do século XX, em função das transformações econômicas e tecnológicas no processo de urbanização. A metropolização também diz respeito ao processo de conurbação entre os municípios, formando malhas urbanas contínuas entre eles. O processo de metropolização levou diversos países a criarem, por meio de leis, Regiões Metropolitanas, a fim de resolver os problemas entre os municípios e organizar a gestão de acordo com os interesses em comum. o processo de urbanização e metropolização a partir da década de 1980 adquire novas características, que se desdobram no entendimento das cidades a partir de três grandes conceituações: as cidades globais, as megacidades e as megalópoles.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos conceitos contidos na coluna A com suas respectivas definições na coluna B.
Coluna A Coluna B
Conceito Definição
I. Cidade-global 1. Tratam-se de cidades grandes, que abrigam mais de 10 milhões de habitantes. Essa mesma definição é utilizada pelas Nações Unidas (ONU, 2016). O termo tem sido empregado por diversos pesquisadores com sentidos semelhantes, porém particulares, ora para caracterizar cidades com alta densidade populacional ou regiões metropolitanas que concentram acima de 20 milhões de habitantes .
II. Megacidades 2. Caracteriza-se por ruma formação de um estágio superior de desenvolvimento urbano por meio da fusão de metrópoles, trata-se da fusão de metrópoles constituindo uma região urbana.
III. Megalópoles 3. Conceito proposto pela socióloga Saskia Sassen, na década de 1990, como uma forma de explicar o papel das cidades no contexto da globalização econômica e política e da revolução informacional, são centros de poder onde são tomadas decisões e onde são criadas inovações.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.
Alternativas:
a)
I - 3; II - 1 e III - 2.
b)
I - 2; II - 1 e III - 3.
c)
I - 2; II - 3 e III - 1.
d)
I - 1; II - 2 e III - 3.
e)
I - 3; II - 2 e III - 1.
6)
A metropolização constitui uma dinâmica de crescimento urbano que extrapola a uma cidade e, juntamente com outras cidades “que acabam se comportando como parte integrante da metrópole”, formam um aglomerado urbano.
Dado o exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desenvolve, desde a década de 1960, estudos sobre a rede urbana brasileira tomando por base a análise dos fluxos de bens e de serviços entre as cidades. Além de caracterizar quantitativamente e qualitativamente as relações vigentes no espaço urbano brasileiro, o IBGE espera com tais estudos “subsidiar o planejamento estatal e as decisões quanto à localização das atividades econômicas de produção, consumo privado e coletivo.
PORQUE
II. Para se determinar a importância e a influência exercida por uma cidade, deve-se analisar inicialmente a concentração e diversidade de órgãos públicos e sedes de empresas, que são as instituições responsáveis por decisões e pelo direcionamento dos investimentos, ou seja, são centros de comando e poder.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
7
Respostas:
5) a) I - 3; II - 1 e III - 2.
6) a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás