• Matéria: Geografia
  • Autor: lobaocp
  • Perguntado 5 anos atrás

06. Destaque as principais características dos rios
e bacias hidrográficas no Brasil.​

Respostas

respondido por: gisleypso
2

O Brasil é conhecido por sua grande extensão territorial e por concentrar a maior quantidade de água doce disponível no mundo. Aproximadamente 12% da água doce do planeta estão no nosso país, um privilégio.

Entretanto, tamanha responsabilidade requer planejamento e políticas públicas que cuidem das nascentes, como saneamento básico, e que esses recursos sejam gerenciados de forma eficiente.

Devido a essa grande quantidade à disposição dos brasileiros, temos várias bacias hidrográficas em nosso território. Algumas alimentam outros países da América do Sul, enquanto outras são genuínamente brasileiras, localizadas apenas em nosso território. Vejamos as bacias brasileiras:

   Bacia Amazônica: é considerada a maior bacia do mundo e banha outros seis países da América do Sul. Seu principal rio, o Amazonas, é bastante utilizado para o transporte de pessoas e cargas, servindo de meio para a navegação fluvial. Além disso, é considerado o maior rio do mundo, com uma grande vazão, passando por uma área relativamente plana e pouco profunda. Devido a essa grande quantidade de água, a bacia Amazônica possui um grande potencial hidrelétrico, mas sua produção é pequena, pois há uma grande distância entre ela e os centros urbanos e industriais do país.

   Bacia do Tocantins-Araguaia: bacia genuinamente brasileira, em que seus dois principais rios, o Araguaia (principal afluente) e o Tocantins (rio principal), banham 9% do território brasileiro. Escoam do planalto central em direção ao Norte do país, passando pelos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Distrito Federal.

   Bacia do São Francisco: outra bacia localizada em território brasileiro, ela percorre, aproximadamente, 8% do país. O principal rio, São Francisco, perpassa uma distância de 2700 km, nascendo em Minas Gerais e indo em direção ao Nordeste, nos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, banhando ainda Goiás e o Distrito Federal. Outro importante fator característico dessa bacia é a presença de três tipos de vegetação: Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.

   Bacia Platina: é a segunda bacia em extensão, sendo ocupada pelos rios Paraná, Paraguai e Uruguai. Como o nome diz, essa bacia tem como foz o Rio da Prata, no Uruguai, desaguando no oceano Atlântico.

   Bacia do Paraná: ocupa uma área de planaltos, é de grande importância para a economia brasileira, pois nela está localizada a usina hidrelétrica de Itaipu e a hidrovia Tietê–Paraná. Banha os estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

   Bacia do Uruguai: seu rio principal, o Uruguai, nasce dos rios Canoas e Pelotas. Serve também como divisor de estados entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de ser parte da fronteira entre Argentina e Brasil.

Estas três últimas bacias não possuem um rio principal, mas inúmeros rios importantes pequenos e médios, formando pequenas e médias bacias. Se levarmos ao pé da letra o conceito de bacia hidrográfica, elas não se encaixam nesse quesito, mas foram assim definidas, em 2003, pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos, por facilitar a coleta de dados e a gestão hídrica.

   Bacia do Atlântico Sul–Nordeste: nessa bacia, os rios deságuam no Atlântico, sendo um trecho que vai da foz do rio Tocantins até a foz do rio São Francisco.

   Bacia do Atlântico Sul–Leste: é formada pelos rios que banham os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Sergipe, destacando-se os rios Doce e Paraíba do Sul.

   Bacias do Atlântico Sul–Sudeste: percorre os estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo e parte do Uruguai. Podemos destacar os rios Jacuí, Taquari, Ribeira do Iguape e os afluentes.

Perguntas similares