MUITO URGENTE , POR FAVOR ME AJUDEM NESSA QUESTÃO , URGENTEEEEE
Em certos aspectos, os gregos da Antiguidade foram sempre um povo disperso. Penetraram em pequenos grupos no mundo mediterrâneo e permaneceram desunidos na sua organização política. No tempo de Heródoto, e muito antes dele, encontravam-se centenas e centenas de comunidades que diferiam na sua estrutura política e que afirmaram sempre a sua autonomia. Não houve uma nação, um território nacional único regido por uma lei, que se tenha chamado Grécia.
Segundo o fragmento e seus conhecimentos sobre a Grécia Antiga, pode-se afirmar que
A
não houve uma estrutura política única na Grécia, e sim uma identidade cultural e linguística compartilhada.
B
não se pode falar que houve uma civilização grega, porque esses povos eram desunidos.
C
após o governo de Heródoto, formou-se uma unidade política democrática.
D
a Grécia foi uma nação com organização política, língua e cultura unificadas.
E
as leis unificavam os diferentes territórios formadores da Grécia.
Respostas
Resposta:
D
a Grécia foi uma nação com organização política, língua e cultura unificadas.
Explicação:A importância de se conhecer a Grécia da Antiguidade (que se desenvolveu entre 2000 a.C. e 500 a.C.) é que a herança de sua cultura atravessou os séculos, chegando até os nossos dias. Foram influências no campo da filosofia, das artes plásticas, da arquitetura, do teatro, enfim, de muitas ideias e conceitos que deram origem às atuais ciências humanas, exatas e biológicas.
A Grécia antiga não formava uma nação única, mas era composta de várias cidades, que tinham suas próprias organizações sociais, políticas e econômicas.
Apesar dessas diferenças, os gregos tinham uma só língua, que, mesmo com seus dialetos, podia ser entendida pelos povos das várias regiões que formavam a Grécia. Esses povos tinham também a mesma crença religiosa e compartilhavam diversos valores culturais. Assim, os festivais de teatro e os campeonatos esportivos, por exemplo, conseguiam reunir pessoas de diferentes lugares da Hélade, como se chama o conjunto dos diversos povos gregos.