1)
Atente para o trecho a seguir:
"Nesse sentido, o desemprego aumenta, em nível mundial, enquanto, paradoxalmente, constata-se o aumento da produção. Há, por outro lado, forte pressão migratória de capitais e empresas e a chamada "guerra fiscal", que engloba a preferência de empresas por regiões de baixa ou inexistente tensão sindical. Ademais, o enfraquecimento dos sindicatos, a baixa sindicalização, em plano regional e internacional, é outra constatação." O trecho acima se refere ao panorama mundial deste a crise do petróleo de 1973. Este cenário interfere no contrato de emprego, cada vez mais desconfigurado, e isto gera:
Alternativas:
a)
danos à valorização do trabalho e a dignidade da pessoa humana, ao impedir que as pessoas trabalhem livremente para conseguirem efetivamente a sua auto-realização.
b)
liberdade para o empregado decidir sobre seus planos de carreira e admissão, o que contribui para o crescimento e valorização do trabalhador.
c)
facilidade de compreensão das regras e limites impostos para o desenvolvimento de determinadas atividades produtivas.
d)
prejuízo para os empregadores que devem favorecer o trabalhador na hora da contratação dos serviços e das tarefas ou ações a serem realizadas.
2)
De acordo com a percepção do panorama mundial com relação à situação do trabalhador no mercado de trabalho, como será possível promover o desenvolvimento social?
Alternativas:
a)
O desenvolvimento social é conseguido por meio do trabalho duro dos cidadãos de um país, produzindo para o bem da nação.
b)
A partir da efetivação das melhorias previstas na Constituição no que se refere à normatização do trabalho nos setores industriais.
c)
Somente com a efetivação dos direitos sociais e, principalmente, dos trabalhistas, é que será possível promover o desenvolvimento social.
d)
Quando todos os trabalhadores unidos conseguirem transformar os meios de produção em mecanismos cada vez mais produtivos.
3)
Leia o trecho a seguir:
"O Brasil ocupa o nono lugar no mundo econômico, mas se equipara ao Senegal em fome, pobreza, miséria, nível salarial, moradia, doenças, tudo isso decorrente da má distribuição de renda".
Sobre o capitalismo no século XXI, podemos afirmar que:
Alternativas:
a)
Houve um desenvolvimento fantástico no campo das relações econômicas e de distribuição de riquezas.
b)
Segue baseado na exploração do trabalho humano e nas novas formas de exploração da mais-valia.
c)
Regrediu consideravelmente, cabendo destaque a formas de relações comerciais pré-capitalistas.
d)
Está em pleno desenvolvimento, trazendo mudanças com relação ao trabalho e a valorização do trabalhador e sua participação nos lucros.
4)
A globalização da economia e a necessidade de competitividade, de acordo com o ponto de vista das organizações empresariais, exigem:
Alternativas:
a)
Uma nova formatação das organizações, focando na produtividade e no trabalhador.
b)
Que haja uma flexibilização das relações de trabalho e também dos direitos.
c)
Referenciais de qualidade, para poder competir de forma satisfatória no mercado.
d)
Novas tecnologias que possam suprir a demanda de produtos diferenciados.
5)
"Ao contrário do que se apresenta em alguns estudos e ao contrário da crença do senso comum, a globalização incrementou a polaridade e a distância econômica entre países do centro e da periferia. Neste processo, os ricos cada vez mais ricos, e os pobres cada vez mais pobres." Neste sentido, como podemos caracterizar o Estado Neoliberal?
Alternativas:
a)
É o Estado voltado para as liberdades individuais e os novos direitos das minorias antes excluídas.
b)
Aquele Estado preocupado com as questões sociais e principalmente para os direitos sociais.
c)
É o Estado próspero por natureza, pois traz a inovação com relação aos direitos humanos e as liberdades individuais.
d)
Aquele que defende a política do Estado mínimo, enxuto, principalmente em gastos na área social.
Respostas
respondido por:
2
Olá, tudo bem? Segue o gabarito das suas questões: 1) A, 2) C, 3) B, 4) B e 5) D.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás