1.sobre o fermento pesquise;
o que é ?
quais os tipos ?
onde e porque cada um deles é utilizado?
2.porque o mesmo tipo de fungo é utilizado na produção de pão cerveja e vinho? E por que o resultado da produção desses três componentes é tão diferente?
Respostas
Resposta:
Fermento biológico (em inglês: yeast), também conhecido como levedura, é um fungo utilizado na indústria alimentar. O mais conhecido desses fungos é o Saccharomyces cerevisiae, utilizado na panificação e na produção de cerveja. Neste artigo nos focaremos em analisar os fermentos biológicos utilizados em panificação e quais os tipos de fermento biológico mais comuns.
A levedura é usada na panificação como agente de fermentação, onde converte os alimentos (açúcares) presentes na massa em dióxido de carbono gasoso e etanol. O dióxido de carbono criar bolsas de ar na massa, enquanto o etanol evapora ao ser aquecido. Quando a massa é assada, a levedura morre e as bolsas de ar endurecem, dando ao produto assado uma textura macia e esponjosa.
Como o fermento biológico funciona?
A levedura precisa digerir alimentos para obter energia para o seu crescimento. Sua comida favorita é o açúcar em suas várias formas: sacarose (açúcar de cana ou beterraba), frutose e glicose (encontrado no mel, melaço, xarope de bordo e frutas) e maltose (derivado do amido na farinha). Já a lactose não é fermentada por leveduras.
O processo de digestão, chamado de fermentação alcoólica, produz produtos finais úteis para a panificação: dióxido de carbono (gás) e álcool etílico. Estes produtos finais são libertados pelas células de levedura no líquido circundante na massa.