• Matéria: História
  • Autor: ferrari0967
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o texto a seguir. “Ao longo do período regencial, a disputas entre as tendências políticas promoveram a instalação de um clima instável. De um lado, os liberais defendiam a concessão de maiores liberdades aos governos locais com a criação de poderes legislativos e a eleição de assembleias regenciais. Por outro, os conservadores entendiam que a manutenção de um sistema político centralizado era pressuposto fundamental para que a unidade territorial e política fossem seguramente preservadas. Em meio a essa contenda, os liberais atingiram uma primeira vitória ao aprovarem o chamado Ato Adicional, em 1834. Pela emenda, as províncias poderiam organizar as suas próprias assembleias legislativas. Contudo, apenas seis anos mais tarde, os conservadores deram sua reposta com a Lei Interpretativa do Ato Adicional. Segundo o novo texto, os direitos das assembleias locais seriam tolhidos e o Poder Executivo central teria maiores atribuições. ”. O texto procura demonstrar que o período regencial no Brasil:

A) conseguiu resolver os problemas sociais e políticos do país ao possibilitar uma maior integração das províncias brasileiras dentro de uma mesma identidade nacional.

B) evidenciou disputas políticas e ideológicas que permeavam as relações entre o partido liberal e conservador ao contrapor uma política centralizadora a um projeto de ampliação da autonomia das províncias.

C) promoveu a convergência dos interesses políticos dos partidos liberais e conservadores que governaram juntos o país, durante este contexto, na condução dos problemas sociais do país

D) representou a consolidação do projeto político do partido liberal no país, pois além de conceder autonomia político administrativa para as provinciais, implementou práticas democráticas no país.​

Respostas

respondido por: thailinesouza9191
4

Resposta:

letra b

Explicação:

Ao longo do período regencial, a disputas entre as tendências políticas promoveram a instalação de um clima instável. De um lado, os liberais defendiam a concessão de maiores liberdades aos governos locais com a criação de poderes legislativos e a eleição de assembleias regenciais.

Perguntas similares