• Matéria: História
  • Autor: cynaraDamilly
  • Perguntado 5 anos atrás

QUESTÃO 2: Sidônio Apolinário, aristocrata da Gália romana, escrevendo a um amigo, num período de grandes transformações culturais, assim se expressou:

O vosso amigo Eminêncio, honrado senhor, entregou uma carta por vós ditada, admirável no estilo […]. A língua romana foi há muito tempo banida da Bélgica e do Reno; mas se o seu esplendor sobreviveu de qualquer maneira, foi certamente convosco; a nossa jurisdição entrou em decadência ao longo da fronteira, mas enquanto viverdes e preservardes a vossa eloquência, a língua latina permanecerá inabalável. Ao retribuir as vossas saudações o meu coração alegra-se dentro de mim por a nossa cultura em desaparição ter deixado tais traços em vós […].

Apud PEDRERO-SÁNCHEZ, Maria Guadalupe. “História da Idade Média: textos e testemunhas”. São Paulo: Editora UNESP, 2000. p. 42-43.

A opinião contida no fragmento da carta está diretamente relacionada às

a) invasões dos territórios do Império Romano pelos povos germânicos, provocando mudanças nas instituições imperiais.


b) influências da cultura grega sobre a latina após a conquista da Grécia pelos romanos e sua anexação ao Império.


c) vitórias dos romanos sobre Cartago nas chamadas Guerras Púnicas (264-146 a. C.), impondo a cultura do Império a todo o norte da África.

d) crises que se abateram sobre o Império Romano depois do governo de Marco Aurélio (161-180 a. C.), quando o exército passou a controlar o poder.


QUESTÃO 3: Na história de Roma, o século III da era cristã é considerado o século das crises. Foi nesse período que:

a) As tensões geradas pelas conquistas se refletiram nas contendas políticas, criaram um clima de constantes agitações, promovendo desordens nas cidades.


b) O exército entrou em crise e deixou de ser o exército de cidadãos proprietários de terras.


c) O império romano começou a sofrer a terrível crise do trabalho escravo, base principal de sua riqueza.


d) Os soldados perderam a confiança no Estado e tornaram-se fiéis a seus generais, partilhando com eles os espólios de guerra.


e) Os conflitos pela posse da terra geraram a Guerra Civil.

E de história alquem me.ajuda??!!

Anexos:

Respostas

respondido por: vivian798
7

Resposta:

questão 1

B

questão 2

A

questão 3

não tenho certeza, mas marcaria a C

Explicação:

1

As inúmeras invasões germânicas fizeram com que as pessoas fugissem dos centros urbanos e se protegessem na área rural

2

As outras alternativas indicam uma data muito antiga ou de conflitos entre o próprio imperam romano, mas o texto indica q eles estão tentando preservar a cultura romana de um outro inimigo

3

quando o império romano parou com as guerras de conquista, também parou o fornecimento de escravos que sustentava a economia romana. portanto, veio a crise a dos escravos, escassez de escravos

Perguntas similares