01- Ciente que o Iluminismo foi um movimento intelectual / cultural surgido na França do Século XVIII
que criticava as instituições sociais e políticas da sociedade do Antigo Regime e defendendo o uso
da razão na aplicação das leis, a Liberdade Econômica e o antropocentrismo, explique de que forma
suas teorias entrariam em confronto com o absolutismo monárquico e o poder da Igreja Católica.
02 - Explique porque podemos afirmar que a vinda da Família Real ao Brasil, em 1808, representou o
início de um longo processo de Independência de nosso país.
03 - Após a Guerra Civil Americana, os EUA consolidou-se como a maior potência econômica e militar no
continente americano. Explique quais doutrinas e emendas políticas foram criadas para justificar
o processo de imperialismo norte-americano sobre os demais povos da América Latina a partir do
século XIX.
04 - Qual o impacto da vinda de imigrantes europeus para trabalharem nas grandes fazendas brasileiras
para a formação de uma identidade nacional?
05 - O conflito bélico entre estados do Norte e do Sul nos EUA do século XIX foi marcado por uma intensa
disputa social. Qual era o posicionamento dos dois lados no que se refere à mão de obra?
06 - Presenciamos uma acirrada disputa pela presidência do EUA entre o republicano Donald Trump
e o democrata Joe Biden. Um dos pontos de discórdia entre os dois políticos é o posicionamento
quanto à presença de imigrantes latinos em solo americano. Ciente de que este processo de
imigração se iniciou ainda no século XIX, é correto afirmar que desde sua consolidação como
grande nação, o EUA é receptivo aos povos de origem latina em seu território? Justifique.
Pff preciso dessas respostas urgentemente!!!!
Respostas
Resposta: 01: O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política. Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Durante a Idade Média, entre os séculos V e XV, a sociedade europeia foi marcada por forte influência da igreja católica, que defendia uma visão teocêntrica da sociedade e boa parte do conhecimento era fruto das crenças religiosas, de profecias e do próprio imaginário das pessoas. Entre o final deste período e início da Idade Moderna, o progresso da ciência começou a colocar em questão muitos conhecimentos e o próprio entendimento do mundo proposto pela religião
02: A independência do Brasil foi declarada em 1822, mas esse acontecimento tem relação direta com a vinda da família real portuguesa para o Brasil, em 1808. A vinda da corte portuguesa para a colônia aconteceu devido à invasão de Portugal realizada pelas tropas napoleônicas, em 1807. À época, Portugal tinha D. Maria como rainha e D. João como príncipe regente. A vinda da família real para o Brasil resultou em transformações profundas nas áreas cultural, comercial e econômica, e deu abertura para um processo político que resultou na independência da colônia. A primeira grande medida decretada por D. João VI (ele só se tornou de fato D. João VI em 1816) foi a abertura dos portos brasileiros para as nações amigas, e isso permitiu que os comerciantes brasileiros negociassem diretamente com comerciantes ingleses.
03- A chamada Doutrina Monroe, sob seu aspecto formal, pretendia postar a posição dos EUA enquanto liderança continental capaz de garantir a soberania das nações latino-americanas frente às potências européias. Entre outros princípios, essa doutrina defendia que nenhuma nação americana poderia ser recolonizada. Além disso, pautava a autonomia econômica dessas mesmas nações, assinalando que a Europa não poderia interferir nos negócios estabelecidos pelas nações da América.
04- A vinda de imigrantes para o Brasil fez com que as culturas se misturassem e acabou criando uma identidade nacional bem misturada e diversa
05- O Norte era caracterizado pelo desenvolvimento de uma forte indústria, defensor do trabalho livre assalariado e composto por uma forte classe média urbana. O Sul, por outro lado, possuía uma economia basicamente agrícola, voltada para a produção de algodão no sistema de plantation, com utilização extensa do trabalho escravo.
06- Ser latino nos Estados Unidos pressupõe a construção de uma identidade, processo que não deve ser compreendido apenas como de sincretismo cultural. Essa construção de identidade é a instalação de um modelo de transformação que afeta toda a sociedade. O conceito de latinidade, como enfatizado por Juan Flores, não tem nada a ver com a indeterminação estética do pós-moderno. É uma prática, mais que uma mera representação da identidade latina. Os latinos constroem sua política cultural como um autêntico movimento social. Como afirma Octavio Paz ao definir a mexicanidade, ser latino “não é uma essência, mas uma história”. Uma história que, é possível acrescentar, será amplamente construída durante a próxima geração.
Explicação:
Vou resumir a resposta da colega de cima
01) Pregava maior liberdade econômica e política. Promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. O progresso da ciência começou a colocar em questão muitos conhecimentos e o próprio entendimento do mundo proposto pela religião.
02) A vinda da família real para o Brasil resultou em transformações profundas nas áreas cultural, comercial e econômica, e deu abertura para um processo político que resultou na independência da colônia.
03) A chamada Doutrina Monroe, sob seu aspecto formal, pretendia postar a posição dos EUA enquanto liderança continental capaz de garantir a soberania das nações latino-americanas frente ás potências européias.
04) A vinda de imigrantes para o Brasil fez com que as culturas se misturassem e acabou criando uma identidade nacional bem misturada e diversa.
05) O Norte era caracterizado pelo desenvolvimento de uma forte industria, enquanto o Sul, por sua vez, possuía uma economia basicamente agrícola.
06) Ser latino nos Estados Unidos pressupõe a construção de uma identidade, processo que não deve ser compreendido apenas como de sincretismo cultural.
Mesmo a resposta resumida ficou bem grande, mas é pq ela é grande mesmo. Espero que tenha ajudado ❤❤❤