Respostas
Resposta:Queimadas na Amazônia
As queimadas na Amazônia, o maior bioma brasileiro, acontecem há muito tempo, sendo de origem natural, indígena ou ocasionadas para abertura de grandes áreas para pastagens, lavouras e/ou garimpos no meio da selva.
Todos os anos, essas queimadas são motivos de preocupação entre ambientalistas e opinião pública devido à grande importância desse bioma para toda a população nacional, que chega a produzir chuvas para regiões distantes de sua área de ocorrência, como o estado de São Paulo.
Consequências das queimadas da Amazônia
As consequências das queimadas e demais desastres ambientais são terríveis a nível local, regional, nacional e até mundial, pois, com o movimento de rotação do planeta, algo que ficaria restrito a uma região acaba espalhando-se por outras áreas pela ação das massas de ar.
Inicialmente, as cinzas dessas queimadas são transportadas pelos ventos que atingem a região Norte, no sentido leste–oeste, vindos do Oceano Atlântico. Essas cinzas vão em direção à cordilheira dos Andes e, ao encontrarem essa formação geológica, retornam para o continente, no sentido norte–sul. Tais ações fazem com que as chuvas que caem no centro–sul brasileiro vão carregadas de material tóxico proveniente das queimadas na Amazônia.
Em segundo lugar, diferentemente do Cerrado, em que o fogo é um dos elementos naturais que compõem o bioma, devido ao clima seco em determinadas épocas do ano, na Amazônia o fogo, por menor que seja, não pertence a ela. No Cerrado, o fogo oriundo de causas naturais faz com que a vegetação renove-se nas primeiras chuvas de verão, e as cinzas podem servir de material fértil para o solo, mas essa renovação é prejudicada com as queimadas em excesso causadas pelas ações humanas.
Já na Amazônia, de clima úmido e quente, o fogo desequilibra o habitat ao destruir árvores e afugentar animais para áreas que não são de sua origem. As árvores do Cerrado possuem troncos retorcidos e de casca espessa como forma de resistência ao fogo que há no bioma, fogo que é inevitável por conta das ações climáticas e/ou humanas. Na Amazônia, as árvores não possuem essa característica, o que agrava as consequências negativas das queimadas, podendo extinguir várias espécies da fauna e da flora com a morte de animais da região.
Por fim, as árvores e o solo da Amazônia, com a evapotranspiração, contribuem para que “rios voadores” sejam formados no Norte do país e deslocados para o centro–sul, chegando a atingir áreas do Uruguai e da Argentina. Esses rios, ao chegarem às áreas citadas, formam chuvas que alimentam as bacias hidrográficas dessas localidades. Com a diminuição das árvores devido às queimadas e ao desmatamento, as chuvas também diminuem, prejudicando populações que estão distantes do problema.
Há também questões relacionadas à saúde humana, como problemas respiratórios, aumento da poluição e da sensação térmica na região etc. Essas consequências fazem-nos pensar que as queimadas na Amazônia não estão restritas a ela. A negligência e incredulidade diante desse assunto por parte de alguns trazem sérias adversidades para todos.
Explicação: