• Matéria: História
  • Autor: ju727830
  • Perguntado 5 anos atrás

as cidades brasileiras que instalaram indústrias no início do século XX sofreram mudanças, inclusive nos tipos de moradias. Escreva os nomes das moradias dos trabalhadores nas cidades.

a) Moradias oferecidas pelas indústrias.
__________________________

b) Moradias anteriormente ocupadas por pessoas que se transferiram para bairros mais ricos. Nelas viviam muitas famílias juntas
__________________________​

Respostas

respondido por: pesquisadoraprendiz
19

Resposta:

a) Vilas operárias.

A vila operária, é um dos bens em que o capital privado investe para tornar possível armazenar a força de trabalho livre necessária à produção .

b) Desculpe, não entendi bem qual é a pergunta nesta questão "b".  Pode ser talvez um cortiço, moradia bem popular na época que abrigava várias famílias.

Explicação:

A construção de vilas operárias pressupunha que os trabalhadores se locomovessem juntamente com suas famílias devido ao alojamento. As casas eram construídas para facilitar a vinda de operários ao local do trabalho, principalmente porque, no início da fábrica, a mão-de-obra era escassa e tê-la à disposição representava um investimento seguro pela estabilidade que oferecia à empresa.  

As primeiras casas da vila operária foram construídas para abrigar a força de trabalho estrangeira contratada pela fábrica, a fim de mover os novos teares mecânicos comprados na Europa. Com a formação da Sociedade Chaves Irmãos, os novos proprietários decidiram implantar um plano habitacional que garantisse a fixação da força de trabalho em torno da fábrica. Era um momento em que as empresas industriais se preocupavam com a manutenção da força de trabalho, principalmente porque não era fácil encontrar bons tecelões e tintureiros, ou seja, força de trabalho especializada. Por isso, a criação de uma vila operária solucionava esse problema à medida que garantia a fixação e imobilização da mão-de-obra especializada.

O modelo de indústria com vila operária não era um projeto novo em termos de indústria têxtil no Rio Grande do Sul, visto que a Companhia União Fabril de Rio Grande, fundada em 1873, sob o nome de Rheingantz e Vater, tinha sido a primeira indústria brasileira a fabricar tecidos de lã  e havia desenvolvido uma experiência de vila operária, com habitações para operários, escola, armazém, cooperativa, auxílio mútuo e associação beneficente.

Espero ter ajudado!

respondido por: kauany2917
2

pega do livro linda eu peguei de la KAKAKAK

Perguntas similares